Subir, descer, pular, ficar pendurado de cabeça para baixo só com as força das pernas, fazer massagem, treinar força e realizar acrobacias. Tudo isso é possível no Bambu Brincar, brincadeira oferecida para adultos e crianças pelo projeto Sesc Esporte & Verão na Barra da Lagoa, em parceria com a Hora de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

A modalidade chegou aqui no Estado com o instrutor Rodrigo Primavera. São diferentes formas geométricas formadas pela união dos bambus especialmente tratados. Rodrigo explica que a atividade é muito simples, e em pouco tempo de prática a pessoa já consegue realizar movimentos:

– As formas são ergonomicamente pensadas para os movimentos se encaixarem, e aguenta o peso de 10 adultos ao mesmo tempo – diz.

O instrutor destaca que além dos benefícios corporais da atividade, a brincadeira no bambu resgata as valências ancestrais dos homens, e incentiva o desafio e autosuperação. Os desafios corporais propostos animaram os participantes no último fim de semana, que lotaram as pirâmides.

Continua depois da publicidade

Ainda é possível virar a forma geométrica com as crianças em cima, o que exige ainda mais concentração para não cair.