O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje que os países membros dos Brics têm uma opinião semelhante à realizada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), no relatório Perspectiva da Economia Mundial lançado nesta semana, que destacou que o nível de atividade global está num ritmo de recuperação abaixo do que era previsto nos últimos meses.

Continua depois da publicidade

– Temos uma visão parecida do relatório do FMI, pois avalia que a situação econômica mundial não tem melhorado. Há várias incertezas e falta de confiança nas soluções que estão sendo implementadas pelos países (avançados) – comentou Mantega, depois de participar de uma reunião de ministros dos Brics, em Tóquio.

– Há uma demora dos países europeus para a implementação de soluções e há incertezas em relação aos EUA, especialmente sobre as questões fiscais – apontou o ministro.

Ele disse ainda que os países da zona do euro estão tomando medidas na direção correta, com destaque para a adoção da supervisão bancária, união fiscal e a aprovação do Mecanismo de Estabilidade Europeu (ESM, na sigla em inglês).

– O problema é que esses instrumentos começam a ser construídos e não começam a funcionar. O próprio ESM, que foi pensado há muitos meses, ainda não está funcionando – apontou Mantega.

Continua depois da publicidade