O brasiliense Abraão de Azevedo, da equipe Amazonas/Sundown (RJ), foi o vencedor da primeira etapa da 5ª Volta a Santa Catarina em Mountain Bike, realizada nesta quinta, dia 19, entre Joinville e Schroeder. A mudança no traçado do percurso de 67 quilômetros em relação ao do ano passado, com a inclusão de trechos com trilhas, foi decisiva para apontar o campeão.

Continua depois da publicidade

À entrada do Morro das Duas Mamas, início de quatro quilômetros de trilha pelo meio do mato, Azevedo lutava pela liderança contra seu colega de equipe, o paulista Kléber do Nascimento. Os dois seguiram juntos até o Morro do Agudo, uma série de trilhas a 10 quilômetros do fim.

Azevedo conseguiu distanciar-se na subida, mantendo uma diferença próxima de um minuto até o fim da prova. Vice-campeão da competição em 2002 (perdeu o título com o atraso provocado por um pneu furado na segunda etapa), Azevedo completou o percurso em 2h17min.

Uirá Ribeiro do Castro, da JET/Brascicle (MG), conseguiu alcançar os líderes no trecho final, mas acabou chegando em terceiro, apenas um segundo atrás de Kléber. O catarinense Maurício Borges, sete vezes campeão catarinense da modalidade e vencedor da Volta em 2000, chegou na oitava colocação.

Sua bicicleta ficou sem freio na descida do Agudo, e o atleta foi obrigado a fazer uma parada de emergência.

Continua depois da publicidade

– Apesar de ficar mais difícil para enfrentar as outras etapas, o importante é chegar entre os 10 – disse.

Os paulistas Evandro de Souza Cruz (Caloi/Sunrace) e Odair Pereira (Scott Fiat) completaram o pódio da primeira etapa.

Nesta sexta, dia 20, os 158 ciclistas enfrentam 50,5 quilômetros de Schroeder até Corupá. É um percurso com nível de dificuldade semelhante ao desta quinta.

A grande preocupação dos atletas recai sobre a terceira etapa, com 83 quilômetros, entre Corupá e Jaraguá do Sul. Além da distância, a presença de muitas subidas e de trilhas ainda mais acidentadas do que as enfrentadas desta quinta promete deixar muita gente pelo caminho.

Continua depois da publicidade