Em uma disputa bastante acirrada, definida apenas no sprint (arrancada final), o ciclista brasiliense Rodrigo de Mello Brito, o Morcegão, da equipe Memorial Santos, conquistou o título da 59ª Prova Internacional 9 de Julho, a mais importante do Brasil, que ocorre em São Paulo desde 1933. Pela conquista, na categoria elite, Morcegão recebeu o prêmio de R$ 2 mil.
Continua depois da publicidade
O brasiliense, de 25 anos, realizou a prova em 2h06m12, após percorrer 86 quilômetros no circuito do Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos. Em segundo, ficou Antônio Xavier Nascimento, seguido de Hamilton Souza.
No feminino, a ciclista mineira e naturalizada francesa, Cláudia Carceroni Saintagne, de 39 anos, conquistou o tricampeonato, completando as oito voltas (34,4 km) com o tempo de 1h04m25. Claúdia, que ganhou o prêmio de R$ 1 mil, representou o Brasil nas Olimpíadas de Sydney, em 2000, na Austrália, onde ficou com o 44º lugar na prova de estrada.
Na categoria master (acima de 40 anos), o vencedor foi Robenson Pacheco com o tempo de 1h03m09 para as nove voltas (38,7 km). Robson da Costa, de Diadema (SP), venceu na categoria mountain bike, com 1h07m18 para as 10 voltas previstas (43 km).
Ao todo, a prova reuniu cerca de 3 mil atletas e foi encerrada com um passeio ciclístico aberto ao público.
Continua depois da publicidade
– Agradeço especialmente ao Márcio May (ciclista catarinense), que me incentivou nas últimas voltas, e ao meu técnico, Cláudio, que ficou dando força o tempo todo – disse Morcegão, que começou a destacar-se no esporte após vencer duas etapas da Volta de Santa Catarina de 2001. O ciclista ainda vai participar dos Jogos Sul-Americanos, em Curitiba, e do Pan-Americano em Quito, no Equador, ambos em agosto.