Apesar da participação de estrangeiros de alto nível técnico, que representarão Argentina, Uruguai, Portugal e Estados Unidos, os ciclistas brasileiros entram na quinta edição da Copa América de Ciclismo neste domingo, dia 9, com o objetivo de recuperar o título da competição. No ano passado, a prova foi vencida pelo uruguaio Alem Rayes. Um dos candidatos à vitória é o catarinense Márcio May.
Continua depois da publicidade
A disputa tem início às 10h no Circuito de Interlagos, em São Paulo. A prova terá transmissão da RBS TV.
O retrospecto da Copa América mostra equilíbrio, com duas vitórias para o Brasil e duas para ciclistas do Exterior. O paulista André Grizante e o paranaense Renato Rohsler, atualmente na equipe Extra/Suzano, venceram as edições de 2001 e de 2003. Em 2002, o ganhador foi o norte-americano John Lieswyn.
A prova da categoria Elite masculina terá entre oito e 10 voltas no circuito. Além da premiação para os ciclistas mais bem colocados na classificação geral, a competição dará bônus para as metas volantes. Ao todo, serão distribuídos cerca de R$ 21 mil em prêmios.
O evento é aberto a ciclistas de todas as idades. As categorias da prova são as seguintes: elite, masculina e feminina, master (acima de 40 anos), open speed (sub-30, juvenil, sênior A e universitários), open juvenil (12 a 15 anos), open infantil (9 a 11 anos), kids (5 a 8 anos) e free-power MTB e free-power Speed (a partir de 16 anos).
Continua depois da publicidade