Os surfistas brasileiros tiveram um dia negro nas disputas desta sexta, dia 7, na primeira etapa do World Championship Tour (WCT) na Gold Coast, na Austrália. Nesta sexta, somente os homens entraram na água, enquanto as meninas tiveram folga.

Continua depois da publicidade

Dos sete brasileiros que entraram no mar em Snapper Rocks nenhum conseguiu vencer na sua bateria.

No momento, por terem vencido em suas estréias na quinta, só Armando Daltro (BA) e Neco Padaratz (SC) estão entre os surfistas que vão disputar passagem para as oitavas-de-final na terceira rodada do Quiksilver Pro 2003.

No entanto, outros seis brazucas ainda podem conquistar a classificação para a terceira fase na repescagem, com um confronto verde-amarelo entre Peterson Rosa (PR) e Fábio Gouveia (PB) garantindo pelo menos uma vaga, mas também outra eliminação.

Além deles, também disputam a permanência na competição, neste sábado, Victor Ribas, Paulo Moura, Guilherme Herdy e Flávio Padaratz.

Continua depois da publicidade

O baiano Danilo Costa, que havia caído para a repescagem na quinta, foi eliminado nesta sexta pelo australiano Michael Lowell, que avançou à terceira rodada.

O paranaense Peterson Rosa foi o primeiro brasileiro a competir nas baterias restantes da primeira fase que abriram o terceiro dia de competições nesta sexta. Ele acabou em segundo na disputa vencida pelo australiano Luke Egan.

Flávio Padaratz (SC) e Victor Ribas (RJ) entraram para enfrentar o norte-americano Shea Lopez, mas também acabaram indo para a repescagem. Lopez marcou 17,50, contra 14,50 de Ribas e 12,23 de Flávio.

Também em último ficou o pernambucano Paulo Moura na bateria vencida pelo australiano Nathan Webster.

Continua depois da publicidade

O niteroiense Guilherme Herdy e o paraibano Fábio Gouveia foram os que estiveram mais próximos de quebrar o tabu na sexta negra para os brasileiros na Austrália. Herdy chegou a liderar o seu confronto depois de tirar uma nota 8,5 em sua quarta onda.

Mas, dois minutos depois, o norte-americano Pat O’Connell conseguiu uma nota 9,27 em sua terceira apresentação e na seguinte recebeu 9,60 para aumentar o recorde do baiano Armando Daltro de 18,03 para 18,87 pontos de 20 possíveis.

Herdy acabou em segundo lugar com 16,07 pontos e foi para a repescagem com o campeão mundial de 2001, o norte-americano C. J. Hobgood.

Fábio Gouveia quase avançou, mas perdeu para o australiano Trent Munro, que totalizou 15,13 pontos, contra 13,90 pontos do brasileiro. O havaiano Shane Dorian ficou em último com 12,50.

Continua depois da publicidade