Os brasileiros André Brasil e Phelipe Rodrigues conquistaram, respectivamente, o ouro e a prata nos 50 metros livre da categoria S10 dos Jogos Paraolímpicos de Pequim, em competição disputada no Cubo D’Água. Além de levar o ouro, André estabeleceu um novo recorde mundial, ao baixar sua própria marca em 94 centésimos, para 23s61. Já Phelipe terminou a prova em 24s64.

Continua depois da publicidade

Os dois brasileiros já tinham alcançado as mesmas posições na prova dos 100 metros livre. Mas, desta vez, que os acompanhou no pódio foi o canadense Benoit Hijot (24s65).

– É um grande resultado e estou muito feliz. É assim quando todo o trabalho encontra sua recompensa – disse André, que classificou o feito de “histórico” para a natação paraolímpica brasileira.

O ouro do carioca que treina em São Paulo foi sua quarta medalha nos Jogos de Pequim, depois dos ouros nos 100m livre e nos 100m borboleta, e da prata nos 200m medley. O nadador de 24 anos ainda terá outra chance de medalha nos 400 metros livres, prova que disputará amanhã. Já Phelipe, nascido em Pernambuco e que acaba de completar 18 anos, conquistou sua segunda medalha na capital chinesa, um resultado que o deixa “muito feliz.

– Agora é preciso continuar trabalhando para tentar ganhar – concluiu o jovem nadador.

Continua depois da publicidade