Um total de nove brasileiros irá trocar as festas de Carnaval pelas ondas na Gold Coast, no estado de Queensland, na Austrália. Peterson Rosa (PR), os irmãos Neco e Flávio Padaratz (SC), Fábio Gouveia (PB), Guilherme Herdy (RJ), Victor Ribas (RJ), Paulo Moura (PE), Armando Daltro (BA) e Danilo Costa (RN) disputam a partir desta terça, dia 4, a etapa de abertura do World Championship Tour (WCT) 2003.
Continua depois da publicidade
O campeonato pertence à divisão de elite do surfe mundial e distribui um total de US$ 250 mil em prêmios além de 1.200 pontos na corrida pelo título mundial conquistado pelo havaiano Andy Irons no ano passado.
O Brasil terá o segundo maior time de surfistas na competição. Na primeira colocação aparecem os donos da casa com 33 atletas. Em terceiro estão os Estados Unidos com oito representantes, com o hexacampeão mundial Kelly Slater encabeçando a lista. O Havaí competirá com quatro surfistas, incluindo o atual campeão mundial Andy Irons.
O catarinense Neco Padaratz comprovou estar em plena forma física e técnica para esta temporada ao vencer os dois eventos que disputou no Brasil neste início de ano, sempre entrando nas primeiras fases das competições.
O primeiro desafio foi nas ondas de mais de dois metros de altura de Fernando de Noronha (PE) onde, com um tubo nota 10 na grande final, faturou o título do Hang Loose Pro Contest 2003, que o colocou na liderança isolada do World Qualifying Series (WQS).
Continua depois da publicidade
Uma semana depois, ele garantiu 100% de aproveitamento em 2003 com uma vitória nas pequenas ondas da Praia dos Molhes, em Torres (RS), onde sagrou-se campeão da Taça Trópico Free Surf, válida como a terceira etapa do Circuito Brasileiro ABRASP Super Trials (divisão de acesso ao Super Surfe)
Ainda assim, ele prefere não ser mais apontado como candidato ao título mundial.
– Este é o objetivo de todos os surfistas que estão na elite mundial. Só posso dizer que tenho treinado bastante e consegui fazer bem o meu trabalho neste início de ano, mas a temporada é muito longa e o nosso esporte é muito difícil de prever alguma coisa – falou Neco
E a grande novidade do calendário deste ano é que o templo sagrado surfe, Banzai Pipeline, no Havaí, novamente ficou de fora do WCT. Além do Quiksilver Pro na Gold Coast, a Austrália também sediará a segunda etapa -Rip Curl Pro – nos dias 16 a 26 de abril em Bell’s Beach, Victoria.
Depois, o WCT passa pelo Taiti, Ilhas Fiji, África do Sul, Estados Unidos, Portugal, França, Espanha, com a grande final marcada para Sunset Beach, no Havaí.
Continua depois da publicidade
A etapa brasileira – Mundial Coca-Cola Surf – estava prevista para junho, mas deve ocorrer no final de outubro em Saquarema (RJ), numa troca de data com uma nova prova a ser confirmada no Japão.