Será disputado neste domingo, dia 25, no México, a ITU Ishigaki World Cup, segunda das três seletivas que irão definir a equipe brasileira masculina de triatlo que participará dos Jogos Olímpicos de Atenas. A prova terá as distâncias olímpicas: 1,5 quilômetros de natação, 40 de ciclismo e 10 de corrida. A largada feminina está marcada para as 10h (de Brasília), enquanto os homens saem às 12h15min.
Continua depois da publicidade
Na primeira seletiva, disputada há duas semanas, no Japão, o gaúcho Leandro Macedo, 22º do ranking mundial, e o paranaense Juraci Moreira, 27º, terminaram em nono e 11º, respectivamente. O santista Paulo Miyasiro (60º) foi o 15º, enquanto o carioca Virgílio de Castilho (80º) ficou com a 25ª posição. Os quatro lutam no momento por duas vagas em Atenas, mas o número ainda pode aumentar para três.
Ao final das três seletivas será descartado o pior resultado de cada atleta. O brasileiro mais bem colocado no ranking mundial em 8 de maio terá sua vaga garantida. As demais vagas existentes serão preenchidas com base nos resultados das seletivas. De acordo com as regras da International Triathlon Union, quanto mais atletas bem colocados no ranking mundial, mais vagas um país terá em Atenas, até o máximo de três no masculino e três no feminino.
No feminino, o Brasil já tem as três vagas asseguradas: a carioca Sandra Soldan, a brasiliense Mariana Ohata, e a paulista Carla Moreno garantiram classificação por serem as únicas brasileiras entre as cem primeiras colocadas no ranking mundial em 31 de dezembro de 2003. Mesmo assim, elas vão competir para melhorar o posicionamento no ranking mundial.
Continua depois da publicidade