Os triatletas brasileiros Manoel Mendes, do Distrito Federal, e Sérgio Cordeiro, do Maranhão, estão treinando para o maior desafio de triatlo de ultra-distância do planeta, o Campeonato Mundial de Ultraman, que é disputado anualmente no Havaí, nos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

A competição começa nesta sexta, dia 29, e se encerra no domingo, numa prova que reúne 10 quilômetros de natação, 421 de ciclismo e 84 de corrida, totalizando 515 quilômetros em três dias de competição.

No primeiro dia, os atletas fazem os 10 quilômetros da prova de natação, em mar aberto, na ilha de Kona, e pedalam 144. No segundo dia, cumprem os 277 quilômetros restantes de ciclismo e o terceiro é dedicado aos 84 quilômetros de corrida, no deserto de Havi, onde a temperatura normalmente chega aos 44º C.

Durante esse tempo, os atletas param apenas para domir. A prova conta com um total de 25 inscritos em 2002, que terão no máximo 12 horas para completar a etapa prevista para cada dia, caso contrário estarão desclassificados.

Únicos homens a representar a América do Sul no Ultraman, Sérgio, de 48 anos, e Manoel, de 42 anos, ambos radicados em Brasília, já estão há uma semana no Havaí. Sérgio já levou a prata em 94 e o bronze em 95 e 98.

Continua depois da publicidade

Veterano na prova, Sérgio chega como um dos favoritos ao título. No ano passado, ficou com a oitava colocação.

Já Manoel, 11º lugar em 2001, vai para o seu terceiro Ultraman prometendo lutar para ficar entre os 10 melhores.