O primeiro dia de disputas do Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro, teve dois brasileiros classificados para o Mundial de natação, que será disputado entre julho e agosto na cidade de Kazan, na Rússia. Na tarde de segunda-feira, Nicolas Oliveira e Larissa Oliveira, ambos na prova de 200 m livre, atingiram o índice necessário para garantirem a vaga.
Continua depois da publicidade
::: Surfe: Medina supera Slater e encara Mineirinho nas quartas de Bells
::: Confira todas as notícias de Esportes
Nicolas, do Minas Tênis Clube, estava há sete meses sem competir por causa de uma lesão no cotovelo. Ele conquistou o índice já na eliminatória da prova, com 1m47s93 e ainda melhorou sua marca na final, quando fez 1m47s45.
Continua depois da publicidade
Na versão feminina dos 200 m livre, Larissa, do Pinheiros, também alcançou o índice ao marcar o tempo de 1m58s53 e ainda quebrou o recorde sul-americano.
Frustrações
Os dois principais nadadores a pularem na água da piscina do Fluminense falharam na tentativa de buscar índice para o Mundial. Etiene Medeiros até venceu os 100m costas, mas sem a marca mínima exigida para a competição. Na mesma prova, Thiago Pereira ficou com a prata, sem índice.
Campeã mundial dos 50m costas em piscina de 25 metros, Etiene Medeiros não vai ao Mundial na sua principal prova olímpica. Nesta segunda-feira, a atleta do Sesi venceu os 100m costas no Rio com 1min00s61, ficando a 0s36 do índice exigido.
Continua depois da publicidade
Thiago Pereira, que este ano tenta variar seu “cardápio” de provas, também falhou nos 100m costas. Agora nadando pelo Minas, ele foi prata com 54s92, enquanto o índice é 54s36. Guilherme Guido venceu com 54s56, mas o atleta do Pinheiros já havia obtido índice no Brasileiro Absoluto, no ano passado, quando fez 53s73. Assim, será de Guido a prioridade para abrir o revezamento 4x100m medley do Brasil em Kazan.