Na contramão de mercados que esfriaram, como as vendas de tablets, PCs e impressoras, o de smartphones encerrou 2014 com recorde de vendas. É o que aponta um estudo realizado pela consultoria IDC Brasil. De acordo com o levantamento, foram vendidos cerca de 54.5 milhões de smartphones no ano, alta de 55% na comparação com 2013, quando 35.2 milhões de aparelhos foram comercializados no país.

Continua depois da publicidade

– Passamos por um ano muito complicado do ponto de vista econômico e, se levarmos em conta as outras categorias de dispositivos, o mercado de smartphones foi o único que apresentou um resultado positivo. Para ter ideia, foram comercializados cerca de 104 smartphones por minuto – afirma Leonardo Munin, analista de pesquisas da IDC Brasil.

Leia também:

:: 5 fatos que mostram como o uso de smartphones interfere em nossa vida

Continua depois da publicidade

:: Mais notícias sobre tecnologia

E o número poderia ter sido ainda maior se 2014 não fosse ano de Copa do Mundo, de eleições e pela alta do dólar. O estudo mostra que, somando todas as categorias de celulares, o mercado encerrou 2014 com alta de 7%, com um total de 70.3 milhões de aparelhos comercializados.

Isso fez com que o país fechasse 2014 na 4ª colocação entre os maiores mercados do mundo, atrás da China, Estados Unidos e Índia.

– O smartphone é cada vez mais popular no Brasil e a tendência é que essa popularização aumente, principalmente pela força de vendas das redes varejistas e pela crescente onda de lojas conceito, voltadas apenas para celulares – afirma Munin.

Continua depois da publicidade

Foto: David Ryder/Getty Images/AFP

:: Recorde

O Brasil teve recorde de vendas de smartphones no 4º trimestre de 2014. Foram 16.2 milhões de celulares inteligentes vendidos, alta de 43% e 14% na comparação com 4º trimestre de 2013 e 3º trimestre de 2014, respectivamente.

A título de comparação, no 4º trimestre de 2014 foi comercializado praticamente o mesmo volume (16 milhões) de aparelhos de todo o ano de 2012 Black Friday foi o principal responsável pelo desempenho. As vendas na data aumentaram em mais de 600% em comparação com 2013.

Apesar do dólar alto e da conjuntura econômica, a IDC Brasil espera 16% de crescimento do mercado de smartphones, com a venda de cerca de 63.3 milhões de aparelhos em 2015.

Continua depois da publicidade