Quatro brasileiros começaram bem o Billabong Pro Tahiti, etapa do World Championship Tour (WCT), depois de 10 dias de espera pelos tradicionais e temidos tubos de Teahupoo. Raoni Monteiro, Peterson Rosa, Paulo Moura e Marcelo Nunes foram direto para a disputa pela classificação às oitavas-de-final. O evento começou com condições irregulares, com ondas de até um metro de altura, já que não há mais prazo para adiamentos.

Continua depois da publicidade

O carioca Raoni Monteiro conquistou a primeira vitória do Brasil na primeira bateria da primeira fase. Com 13,50 pontos, ele venceu os australianos Bede Durbidge e Daniel Wills. Na segunda bateria, o paranaense Peterson Rosa garantiu a vitória sobre os também australianos Luke Egan e Toby Martin com 14,26 pontos de 20 possíveis.

Já o paulista Renan Rocha não teve chances contra o defensor do título, C. J. Hobgood, que fechou a sétima bateria com notas 8,67 e 8,03 em suas duas últimas ondas. Na disputa anterior, o hexacampeão mundial Kelly Slater foi ainda melhor. Ele descartou uma nota 8, para somar uma 8,77 e uma 8,33, totalizando 17,10 pontos que só foram superados pelos 17,50 do australiano Darren O?Rafferty no 10º confronto do dia.

Na 14ª bateria, o pernambucano Paulo Moura conseguiu 15,90 pontos, contra 13 do californiano Chris Ward e apenas 9,57 do catarinense Neco Padaratz, que vai ter que encarar a repescagem neste domingo. Duas baterias depois, o potiguar Marcelo Nunes também venceu. Ele anotou 16 pontos e superou o norte-americano Cory Lopez (15,27) e o sul-africano Greg Emslie (10). No encerramento, o cabo-friense Victor Ribas foi derrotado pelo australiano Nathan Hedge, que teve notas 8,50 e 8,33. Ribas totalizou 13,77 pontos e o californiano Shane Beschen, 10,27.

Três brasileiros disputariam ainda neste domingo a repescagem contra três australianos. Renan Rocha iria enfrentar Daniel Wills, Victor Ribas disputaria vaga com Jake Paterson, e Neco Padaratz pegaria Bede Durbidge.

Continua depois da publicidade

O campeonato não pára mais até terça. A competição está sendo transmitida ao vivo pelo canal Sportv2.