A cada dois anos, o Brasil passa por novas eleições. Isso significa que ano sim, ano não, todo e qualquer eleitor deve ir às urnas escolher seus representantes para compor o governo. Se pensarmos ao longo de uma vida, o brasileiro irá votar em média 27 vezes, sem contar os eventuais segundos turnos e idades em que o voto é facultativo.

Continua depois da publicidade

>> Vídeo: Como você escolhe o seu candidato?

Ou seja, são pelo menos 27 momentos em que o cidadão tem, em suas mãos, a chance de interferir na vida pública do país. Você está aproveitando essas oportunidades?

– Nosso voto é extremamente importante para o Brasil neste momento, pois, sem dúvida, ele é a maior arma de que dispomos dentro do processo democrático. Para que possamos melhorar nossos destinos e para que tenhamos novamente esperança em um Brasil melhor, precisamos valorizar o voto e escolher bem – defende a advogada presidente da Subseção da OAB em São José, Edna Pereira Rodrigues.

Continua depois da publicidade

O direito ao voto, como hoje o conhecemos, é igual e temo mesmo peso para todos os brasileiros perante a lei, sendo uma conquista da população e da democracia. Não faz nem 30 anos que os cidadãos foram às ruas clamar por eleições diretas,e hoje elas são uma realidade.

Infelizmente, porém,ainda é corriqueiro que uma parcela considerável do eleitorado trate o voto com descaso – o mesmo descaso que depois irão atribuir aos políticos em relação às necessidades do povo.

Escolher candidato na véspera da eleição, anular voto ou baseá-lo em pesquisas são comportamentos que não contribuem para mudar a política. Encarar cada voto com a devida seriedade é o primeiro passo para a construção de uma democracia mais saudável e livre da corrupção. Aproveite bem o seu direito.

Continua depois da publicidade

SOBRE A CAMPANHA

A campanha multimídia Vote Consciente é uma iniciativa liderada pelo Diário Catarinense e pela OAB Santa Catarina, com a adesão dos demais veículos da RBS no Estado, e que tem o objetivo de alertar o eleitor catarinense sobre o papel decisivo de cada um na decisão que sai das urnas.

Com a proximidade de mais uma eleição municipal, em 2 de outubro deste ano, a campanha bate forte na tecla da responsabilização do eleitor, convocando todos os cidadãos a refletirem sobre a maneira como encaram a política em suas cidades, no Estado e no país.

Participe usando #voteconsciente

Saiba mais em diariocatarinense.com.br/voteconsciente