Segundo pesquisa do site Expedia, os brasileiros têm férias longas em comparação a trabalhadores de outros países. Dos 303 brasileiros entrevistados, 75% afirmaram ter mais de 20 dias de férias por ano (69% entre 21 e 30 dias, e 6% com mais de um mês). Do total, 60% disseram usufruir desse período. Apenas 2% afirmaram não tirar nenhum dia de férias.
Continua depois da publicidade
O problema é que os brasileiros demonstram dificuldade para se desligar do trabalho. De acordo com o estudo, 60% responderam checar seus e-mails profissionais regularmente durante as férias. O especialista em produtividade e gestão de tempo Christian Barbosa recomenda que as pessoas evitem tirar 30 dias corridos de férias.
– É muito tempo fora da empresa e isso faz com que a pessoa fique preocupada e acabe se envolvendo com os assuntos de trabalho – diz.
Segundo ele, dá para tentar dividir as férias em dois períodos de 15 dias, ou até mesmo em períodos de 5 dias.
Continua depois da publicidade
– A sensação é que você esteve fora o ano todo. É mais produtivo e mais interessante tanto para a empresa quanto para o funcionário que fica menos tempo longe da operação dos negócios, diminuindo preocupações e angústias que possam surgir – conta.
Mas o mais importante, diz ele, é o bom planejamento antes da saída das férias.
– Recomendo que as pessoas procurem antecipar ou agendar atividades que devam ser feitas antes das férias, assim é possível priorizar o importante e evitar deixar tudo para a última hora. O planejamento também vai permitir ver o que poderá ser delegado para que outros façam no período em que estiver fora, evitando o acúmulo de coisas quando voltar – recomenda.
Barbosa acrescenta ainda que férias ou períodos mais curtos de descanso são essenciais para ajudar o profissional e a empresa a crescerem.
Continua depois da publicidade
– Além disso, você traz ideias novas, arejadas e disposição para colocá-las em prática. Não seja negligente com você, da próxima vez que pensar em férias, leve esse assunto muito a sério.