O pernambucano Paulo Moura conquistou neste domingo, dia 17, o troféu de vice-campeão da etapa francesa de Lacanau, a 22ª do World Qualifying Series (WQS) 2003 – a divisão de acesso do circuito mundial de surfe profissional. Repetindo o resultado na final de grandes ondas da etapa das Ilhas Maldivas, em junho, Paulo Moura foi derrotado nas ondas de meio metro de altura da Grande Plage pelo australiano Trent Munro, que faturou US$ 15 mil de prêmio e 2,5 mil pontos na classificação do WQS 2003, pulando de 17º para quarto colocado. A liderança continua com o catarinense Neco Padaratz, seguido pelo californiano Shane Beschen e por Paulo Moura, que já figurava em terceiro, agora com mais 2,15 mil pontos pelo vice-campeonato, além de US$ 8 mil.
Continua depois da publicidade
O pódio do Nokia Lacanau Pro – etapa seis estrelas do WQS 2003 – foi completado pelos australianos Steve Clements e Darren O?Rafferty, em terceiro e quarto, respectivamente. Barrados nas semifinais, o baiano Armando Daltro terminou em quinto lugar, enquanto Neco Padaratz garantiu a liderança do ranking com uma sétima colocação conquistada. O WQS continua na França, com o Rip Curl Pro promovendo mais uma prova de nível máximo 6 estrelas nesta semana, em Hossegor.
O domingo decisivo do Nokia Lacanau Pro não começou bem para o Brasil, com o paraibano Fábio Gouveia e o gaúcho Rodrigo Dornelles sendo eliminados pelos australianos Chris Davidson e Steve Clements na primeira quarta-de-final. Paulo Moura venceu a segunda, o baiano Armando Daltro classificou-se atrás do campeão Trent Munro e nessa disputa o potiguar Danilo Costa também acabou ficando de fora das finais. Já Neco Padaratz ganhou a última disputa por duas vagas para as semifinais da competição.
Uma disputa particular entre Brasil e Austrália marcou os dois confrontos que definiram os quatro finalistas. No primeiro, Paulo Moura manteve sua invencibilidade na Grande Plage derrotando três australianos: Steve Clements, Chris Davidson e Nathan Webster. Já na outra bateria, Trent Munro e Darren O?Rafferty despacharam os brasileiros Armando Daltro e Neco Padaratz.
A decisão do título começou minutos depois com Paulo Moura novamente enfrentando três australianos. O brasileiro escolheu mal suas duas primeiras ondas, e Trent Munro largou na frente com notas 5,5 e 6,5. Mas Moura entrou na briga ao surfar a onda que acabou sendo a melhor de toda a bateria final. Nela, ele tirou uma nota 8,33 e no final ficou precisando de 4,27 pontos para conquistar sua primeira vitória na temporada.
Continua depois da publicidade
As ondas continuavam muito fracas e indefinidas, e o pernambucano ainda fez duas tentativas, mas recebeu notas 3,73 e 4,07 e não conseguiu reverter o resultado. No último minuto, Munro foi quem pegou a onda que poderia ser a da virada para Paulo Moura, arrancou uma nota 7,83 e sacramentou a vitória totalizando 14,33 pontos.
O brasileiro terminou novamente em segundo lugar marcando 12,40 pontos, contra 10,40 pontos de Steve Clements e apenas 5,96 pontos de Darren O?Rafferty, que não conseguiu acompanhar o ritmo dos adversários.
O próximo desafio começa nesta segunda em Hossegor, onde no ano passado o paraibano Fábio Gouveia chegou bem perto de conquistar sua segunda vitória na “perna francesa” do Mundial WQS. Ele tinha sido o campeão da primeira prova em Anglet e terminou como vice-campeão no Rip Curl Pro, que foi vencido pelo australiano Richard Lovett.