O brasileiro Alexandre Ribeiro entrou para a história do triatlo ao conquistar neste domingo, dia 30 de novembro, na ilha de Kailua-Kona, em Big Island, Havaí (EUA), o título do Campeonato Mundial de Ultraman – considerado o maior desafio de triatlon de resistência do planeta. Após três dias de prova e um total de 515 quilômetros percorridos, Ribeiro completou o difícil percurso em 22h20min26s. Em segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, o canadense Tony O?Keefe (23h41min05s) e o norte-americano Thomas Rodgers (25h02min34s).
Continua depois da publicidade
Esta foi a primeira vez que um atleta latino-americano venceu o Mundial de Ultraman, que este ano comemorou sua 20ª edição. Aos 38 anos, o paranaense radicado no Rio liderou os três dias de prova. Na sexta-feira, Ribeiro fez o terceiro melhor tempo nos 10 quilômetros de natação (2h40min30s) e a melhor marca dos 145 de ciclismo (5h04min06s).
Na segunda etapa, realizada no sábado, ele liderou de ponta a ponta, completando os 276 restantes do ciclismo em 7h55min mesmo sendo forçado a parar duas vezes para trocar um pneu furado e fazer reparos na bicicleta. Ao final do segundo dia, o tempo total do brasileiro era de 15h39min.
No domingo, Ribeiro já amanheceu sonhando com o título inédito para o Brasil e, apesar das fortes dores que sentia pelo corpo, voltou a ter uma bela performance, mantendo-se na liderança durante todo o percurso da corrida de 84 quilômetros – o equivalente a duas maratonas -, completados em 6h40min.
– Apesar de a corrida ser meu ponto forte, foi sem dúvida a etapa mais difícil de toda a prova – contou o brasileiro. – O sol forte e a umidade castigaram muito e, para completar, sofri com muitas bolhas de sangue na sola dos pés. Mas todo sacrifício compensa a conquista de um título mundial e inédito para o meu país. Estou muito feliz e aliviado por ter cruzado em primeiro e com um excelente tempo logo na minha estréia na prova.
Continua depois da publicidade
Especialista em provas de longas distâncias, Riberio foi um dos precursores do triatlo. Com mais de 20 anos de carreira e 10 Mundiais de Ironman (modalidade com 3,8 quilômetros de natação, 180 de ciclismo e 42 de corrida) na bagagem, ele detém o recorde brasileiro da prova, com o tempo de 8h49min15s, alcançado em 1993. Também pertence a Ribeiro o recorde brasileiro do Ironman Brasil, com 8h39min58s cronometrado na edição de 2001 do evento, em Florianópolis (SC).