Um dos precursores do triatlo no Brasil, o paranaense radicado no Rio Alexandre Ribeiro começa a encarar seu maior desafio nesta sexta, dia 28. Aos 38 anos e com mais de 20 de carreira, Ribeiro vai disputar pela primeira vez o Campeonato Mundial de Ultraman, que ocorre até domingo na ilha de Kailua-Kona, no Havaí (EUA).

Continua depois da publicidade

Considerado o maior triatlo do planeta, o Ultraman tem percurso total de 10 quilômetros de natação, 421 de ciclismo e 84 de corrida, divididos em três dias de competição. Além das imensas distâncias, os atletas enfrentam grandes oscilações de temperatura, ventos de até 40 km/h, chuva e alta umidade (em torno de 80%).

– Minha expectativa é chegar entre os três primeiros colocados e garantir um lugar no pódio – afirma o brasileiro.

Acostumado a provas de longa distância, Ribeiro tem mais de 20 ironmans no currículo, com 10 Mundiais disputados no Havaí. O brasileiro vem se preparando para o Ultraman desde junho deste ano, logo depois de ter participado do Ironman Brasil, em um ritmo de oito a 10 horas de treinamento por dia.

O número de participantes no Mundial de Ultraman é limitado a 35 atletas, e são esperados participantes de Estados Unidos, Austrália, Alemanha, Japão, Nova Zelândia, Canadá, Porto Rico e Suíça. O recorde mundial da prova pertence ao alemão Holger Spiegel, com o tempo de 21h41min22s conquistado em 1998. O atual campeão é o neozelandês Gordo Byrn, de 33 anos.

Continua depois da publicidade