Com as ondas variando entre 1 a 1,5 metro de altura, o Billabong Pro masculino foi dispensado na manhã de quinta, dia 6, para que o World Championship Tour (WCT) feminino começasse em Teahupoo, no Taiti. Em suas primeiras apresentações, as 18 competidoras da categoria feminina são divididas em seis baterias e as duas primeiras colocadas de cada avançam direto para a terceira fase, com a última tendo uma nova chance de classificação na repescagem.

Continua depois da publicidade

As brasileiras Jacqueline Silva e Tita Tavares foram escalados na quarta e sexta baterias e estrearam com vitórias na onda mais temida do planeta. Já os maiores destaques foram as australianas Layne Beachley e Chelsea Georgeson, que surfaram as melhores ondas da primeira fase da terceira etapa do WCT Feminino.

Tanto a catarinense Jacqueline Silva quanto a cearense Tita Tavares, pegaram apenas três ondas nas suas baterias. A vice-líder do WCT 2004, Jacqueline, recebeu notas 5,00 e 7,83 em suas duas primeiras apresentações em Teahupoo para garantir a vitória sobre as australianas Prue Jeffries e Trudy Todd, pelo placar de 12,83 a 10,06 a 9,04, respectivamente.

A atual número 4 do ranking mundial, Tita Tavares, também enfrentou duas australianas e só precisou de 7,57 pontos – notas 4,57 e 3,00 – para ganhar o último confronto da primeira fase. Lynette MacKenzie não pegou onda alguma e Laurina McGrath achou apenas uma boa – nota 5,17 -, fracassando em suas duas outras tentativas para superar a baixinha cearense, com ambas avançando direto para a terceira fase.

As informações são do Globo Online.

Continua depois da publicidade