As rodadas finais do Campeonato Brasileiro da Série A não serão mais dedicadas à realização dos clássicos estaduais a partir deste ano. A decisão aconteceu durante uma reunião nesta segunda-feira entre o presidente da CBF, José Maria Marin, e os presidente dos clubes, na sede da entidade, no Rio.

Continua depois da publicidade

O tema foi colocado em votação pela CBF e a maioria decidiu extinguir a medida, que foi praticada nas últimas duas edições. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o vice-presidente colorado Marcelo Medeiros revelou que Inter e Grêmio votaram contra a alteração.

– Foi uma votação apertada, que foi decidida pelos clubes do Rio e São Paulo. Por uma questão de segurança pública, eles afirmam que não é possível receber dois jogos na mesma cidade simultaneamente – afirmou Medeiros.

Os confrontos entre rivais na reta final do Brasileiro foram instituídos pela CBF para tentar dar motivação aos clubes e deixar a disputa emocionante até o final, especialmente porque a polêmica das “entregadas” invadiu o futebol brasileiro na era dos pontos corridos.

De fato, a Polícia Militar das capitais teve que requisitar o desmembramento da rodada, separando um dos clássicos de São Paulo e Rio para ser disputado no sábado. Em 2012, Flamengo x Botafogo e Santos x Palmeiras foram os jogos em questão.

Continua depois da publicidade