A brasiliense Mariana Ohata terminou em nono lugar no Campeonato Mundial de Triatlo, disputado em Queenstown, na Nova Zelândia. Eleita pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) a melhor triatleta do Brasil em 2003, ela percorreu 1,5 quilômetro de natação, 40 de ciclismo e 10 de corrida no tempo de 2h09min47s na madrugada deste domingo (pelo horário de Brasília). Com o resultado, Mariana somou importantes pontos no ranking da União Internacional de Triathlon (ITU), que vai definir os participantes dos Jogos Olímpicos de Atenas.
Continua depois da publicidade
As vitórias nas provas masculina e feminina ficaram com os australianos Peter Robertson, 21º no ranking, e Emma Snowsill, 23ª, respectivamente. Ambos ganharam mil pontos pelo título.
Os demais integrantes da equipe brasileira – Carla Moreno, Gisele Bertucci (sub-23), Leandro Macedo, Juraci Moreira e Paulo Miyasiro – não completaram o desafio. O balanço do ano, contudo, é positivo. Carla ocupa a 10ª e, Mariana, a 12ª colocação no ranking mundial. No masculino, o gaúcho Leandro Macedo ocupa a 23ª posição, o paranaense Juraci Moreira é 39º e o santista Paulo Miyasiro, 54º. Todos permanecem com boas chances de representar o Brasil em Atenas.
Segundo o critério da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), os atletas que estiverem entre os 100 melhores do ranking mundial até o dia 31 de dezembro estarão habilitados a participar de três provas internacionais seletivas para Atenas.
Continua depois da publicidade