A influenciadora digital brasileira Flávia Cavasotti, de 35 anos, viu da janela de casa, em Nova York, a movimentação na estação de metrô do Brooklyn, no momento em que um ataque a tiros deixou ao menos 20 pessoas feridas na terça-feira (12).

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

— Eu não peguei esse trem esse dia porque fiquei gripada, cancelei meu compromisso da terça. Tinha fotos para fazer para uma marca brasileira. Eu teria que ir por SoHo [bairro]. Hoje eu moro aqui no Brooklyn. Eu, com certeza, estaria naquele trem — contou a ex-moradora de Florianópolis ao g1 SC.

Flávia, que também é escritora e designer de moda, se mudou para os Estados Unidos por uma questão profissional. Desde janeiro, ela mora no bairro Brooklyn a uma quadra do metrô onde o ataque aconteceu.

A ex-moradora de Florianópolis conta ainda que houve movimentação intensa de forças de segurança durante toda a terça-feira, o que ela classificou como “cena de filme”

Continua depois da publicidade

Nas redes sociais, ela compartilhou com os seguidores imagens da própria janela, onde aparecem veículos de bombeiros e policiais, ao som de sirenes.

— Eu acordei com muito barulho de polícia, bombeiro, helicóptero, muita coisa acontecendo. Eu estranhei. Meu roommate [colega de quarto] me falou que tinha acontecido um tiroteio dentro do metrô — relata.

Pouco antes das 11h de terça, ela recebeu um alerta do Departamento de Polícia de Nova York para evitar o trânsito pelas proximidades. “Equipes de emergência estão no local de um incidente policial ativo e estabilizaram a área”, dizia trecho da mensagem.

— Eu olhei dentro da janela e tudo estava acontecendo. Foi bem assustador. Também falaram em explosivo, então fiquei bastante nervosa. Nunca tinha passado por algo parecido — relata.

Continua depois da publicidade

O caso

Ataque ocorreu na manhã de terça-feira
Ataque ocorreu na manhã de terça-feira (Foto: Spencer Platt / Getty Images North America)

A Polícia de Nova York foi acionada para uma ocorrência de pessoa baleada por volta das 8h30min de terça-feira (12) no horário local (9h30min no horário de Brasília) em uma estação no Brooklyn localizada na rua 36.

Chegando ao local, onde passam as linhas D, N e R do metrô de Nova York, eles foram informados por testemunhas de que um homem vestido com colete de construção verde, com uma calça cinza e uma máscara de gás entrou no metrô e teria acionado uma bomba de fumaça. Quando o veículo parou na estação, ele teria começado a atirar nas pessoas, aparentemente sem alvo definido.

Muitos passageiros afirmaram que ouviram sons de explosão de várias bombas, mas o Departamento de Polícia de Nova York (NYPD) declarou que, após uma longa varredura no local, não foram encontrados explosivos ativos. Contudo, informações da rede NBC confirmaram que, dentro da mochila do responsável pelo tiroteio, havia uma arma e fogos de artifício.

Continua depois da publicidade

Ao todo, 29 pessoas ficaram feridas no incidente e precisaram ser encaminhadas a hospitais. Dez delas foram atingidas por disparos de arma de fogo. Na manhã desta quarta, 10 pessoas continuavam internadas, mas nenhuma delas sofria risco de morte. O suspeito foi preso nesta quarta-feira.