O destaque do terceiro dia de competições no Aberto Europeu de Atletismo Paraolímpico, na Finlândia, foi a brasileira Maria José Ferreira Alves, a Zezé. Ela conquistou a medalha de bronze nos 400m rasos, na categoria T12 (baixa visão). Com o tempo de 1min08s35, Zezé foi superada apenas pela francesa Assia El’ Hannouni, que marcou 57s91, e pela russa Elena Zhdanova, com 1min01s18.
Continua depois da publicidade
Nos Jogos Paraolímpicos de Atenas, a francesa havia ficado com o ouro nessa mesma prova, além dos 100m e dos 200m. Contundida, Zezé não teve chances de competir os 400m na Grécia, embora já tivesse conquistado o bronze nos 100m e nos 200m.
No masculino, o desta que brasileiro foi Antônio Delfino, que se classificou para a final dos 400m, com 56s09. A prova será disputada amanhã Na terça, Delfino havia conquistado o ouro nos 100m rasos, na classe T46 (para amputados ou com comprometimento dos membros superiores), e avisou que o Brasil pode esperar uma medalha nos 400m também.
Além disso, hoje, Carlos Bartô (cego) classificou-se para a final dos 1500m, com 4min26s69. O mineiro Clayton Pacheco (baixa visão), recordista brasileiro no salto triplo, enfrentou fortes concorrentes dos outros países, fechando esta prova na sexta colocação.
Até o segundo dia de competições, o Brasil seguia em quarto lugar na competição, entre os outros 46 países. Estavam na frente dos brasileiros apenas Alemanha, Ucrânia e Polônia. Inglaterra e Estados Unidos estavam em quinto e sexto lugares, respectivamente. A meta da delegação brasileira é terminar a competição entre os dez melhores.
Continua depois da publicidade