A Invista, detentora da marca Lycra e de outras fibras têxteis, realizou pesquisa com consumidoras de moda praia de seis países para analisar o comportamento na hora da compra, no uso, e também, no cuidado e conservação das peças após utilizadas.
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Foram entrevistadas mulheres entre 18 e 49 anos, que residem na Alemanha, Brasil, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido. De acordo com o estudo, a brasileira é a que está mais atenta à qualidade do produto (68%), seguida pelas americanas (49%) e depois pelas alemãs (48%).
Do total pesquisado no Brasil, a maioria das mulheres (88%) tem um biquíni no armário, quase metade (41%) tem um maiô e 14% possuem um tankíni – conjunto composto por camisete e parte inferior do biquíni. As brasileiras (69%) compraram uma, duas ou três peças de moda praia no último ano e a vestiram por mais de sete vezes nesse mesmo período.
A mulher brasileira é a que tem mais cuidado com suas peças. Grande parte (86%) lava-as após utilizá-las; 67% pendura para secar e 60% enxágua para eliminar os resíduos da água do mar e do cloro, que aceleram o processo de desgaste das peças. A maioria (69%) acredita que uma peça confeccionada com tecido próprio para moda praia é muito melhor do que tecidos impróprios.
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A gerente de produto moda praia da Invista no Brasil, Danielle Freitas, ressalta que as pesquisas são importantes para entender o grau de satisfação das consumidoras e quais as suas necessidades de consumo. Assim, é possível adequar o desenvolvimento e a produção de novas fibras têxteis, com o objetivo de proporcionar conforto, bem-estar, qualidade de vida e praticidade ao dia a dia das consumidoras.