O Ironman testou mais de 2 mil atletas neste domingo em Florianópolis. Mas o belga Marino Vanhoenacker, de 37 anos, deixou todos os concorrentes para trás e venceu a 15ª edição da competição. Ele esteve à frente desde a etapa de ciclismo e liderou todos os 42,2km de corrida. Com o tempo de 7h53min44seg, o triatleta também levou para casa o recorde da etapa catarinense.
Continua depois da publicidade
Leia mais sobre esportes outdoor no Aventura SC
Confira como foi a cobertura ao vivo do Ironman Florianópolis
Americana de 92 anos é a mulher mais velha a completar uma maratona
Continua depois da publicidade
– Estou muito feliz pela receptividade de Florianópolis, pela vitória, pelo recorde. Foi uma prova muito difícil, mas valeu pelo resultado – disse o campeão ao fim da disputa.
Timothy O’Donnel, que segurava o recorde até então, de 8h02min, chegou em segundo lugar com o tempo de 7h55min56seg. Já o catarinense Igor Amorelli, que estava no lugar mais alto do pódio no ano passado, fez o quarto melhor tempo da prova, também abaixo de 8h.
– A gente sabia que ia ser uma prova muito forte e ter quatro atletas completando em menos de 8h confirma isso. Dei meu máximo, não deu pra trazer o título, mas estou muito satisfeito – comentou Igor.
Continua depois da publicidade
Logo no início do 15º Ironman, já era possível ver que essa etapa seria disputada. Com 5h de prova, os 12 primeiros colocados já haviam feito a transição para a corrida. E todos os quatro primeiros colocados do masculino bateram o recorde de Timothy O’Donnel, conquistado em 2013.
A brasileira Ariane Monticeli foi a vencedora do Ironman entre as mulheres. Foto: Victor Pereira / Agência RBS
Brasileira com ouro
Na categoria feminina, a euforia da brasileira Ariane Monticeli ao cruzar a linha de chegada foi o retrato do que aconteceu na prova do Ironman em Florianópolis. Com uma explosão nos minutos finais do último trecho, ela ultrapassou a norte-americana Amanda Stevens e literalmente correu para garantir o pódio verde e amarelo.
Continua depois da publicidade
Ariane surpreendeu ao arrancar nos 10 km finais de corrida e vencer a prova com 8h59min8seg. Em todos os 3,8km de natação e 180km de ciclismo a americana Haley Chura liderou sem dificuldades. Mas logo no início da corrida, a triatleta perdeu o ritmo e despencou para a quinta colocação. A também americana Amanda Stevens assumiu a ponta, mas não foi páreo para Ariane, e ainda terminou em terceiro. Elisabeth Lyles fisgou a segunda posição também no fim da prova, marcando 9h31seg.
– A prova só termina na linha de chegada. Em momento algum achei que estava com a vitória garantida, mas quando faltava 3, 2 quilômetros vi a galera enlouquecendo e não tinha como não começar a vibrar. Sabia que tinha aberto uns 50 segundos de diferença, então respirei um pouco mais aliviada – contou Ariane.
A largada do 15ª Ironman Florianópolis aconteceu às 7h em Jurerê Internacional. Cada atleta teve que percorrer 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42,2km de corrida. Os competidores têm até meia-noite para completar todo o percurso.
Continua depois da publicidade