Após sete anos de ausência, o Brasil volta ao grid da Fórmula 1 com a confirmação de Gabriel Bortoleto como piloto da Sauber em 2025. O anúncio, feito pela equipe suíça nesta quarta-feira (6), marca um novo capítulo para o automobilismo brasileiro e coloca Bortoleto como o 32º piloto do país na categoria, que não tinha nenhum piloto na modalidade desde 2017, com Felipe Massa.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

A ascensão meteórica de Bortoleto

O paulista de 20 anos, líder atual da Fórmula 2, chamou a atenção da Sauber após uma performance em Monza, onde venceu largando da última posição. Desde então, sua temporada consistente o colocou na ponta do campeonato, consolidando seu nome como uma promessa do esporte.

A conquista da vaga na Sauber, última equipe a definir seu grid para 2025, coloca Bortoleto em uma posição estratégica. A equipe, apesar de ocupar a última posição no Mundial de Construtores de 2024, tem futuro promissor devido à aquisição pela Audi, que assumirá o controle em 2026.

Continua depois da publicidade

Para garantir seu lugar na Fórmula 1, Bortoleto superou a forte concorrência de pilotos como Valtteri Bottas, Mick Schumacher e Théo Pourchaire. Outro desafio foi sua ligação com a McLaren, que o via como um talento promissor, mas não podia garantir uma vaga como titular a curto prazo.

A equipe britânica, com a dupla Lando Norris e Oscar Piastri, tentou emprestar Bortoleto à Sauber, mas a equipe suíça só se interessou por uma contratação definitiva. A McLaren, reconhecendo a oportunidade única para o brasileiro, liberou o piloto.

Veja também: Os carros que Ayrton Senna pilotou na Fórmula 1

A trajetória de Gabriel Bortoleto

Bortoleto, agenciado pela A14 Management de Fernando Alonso, construiu sua carreira começando no kart, onde conquistou o 3º lugar nos campeonatos europeu e mundial júnior em 2018, até sua ascensão na Fórmula 3 e Fórmula 2.

Continua depois da publicidade

Sua trajetória vitoriosa na F3, onde foi campeão em seu ano de estreia pela equipe Prema, e o desempenho dominante na F2 o colocam em um seleto grupo de pilotos que conquistaram ambas as categorias em temporadas de estreia, como Charles Leclerc, George Russell e Oscar Piastri.

*Pablo Brito é estagiário sob supervisão de Diogo Maçaneiro

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC