A seleção brasileira de vôlei assustou a torcida ao ser superada com facilidade no primeiro set, mas virou sobre os Estados Unidos, fechando em 3 sets a 1 o jogo realizado na manhã desta quinta na Ergo Arena, na cidade polonesa de Gdansk, pela Liga Mundial de Vôlei. A vitória teve parciais de 15/25, 25/22, 25/22 e 25/15, e levou a equipe de Bernardinho às semifinais da competição.

Continua depois da publicidade

O destaque do jogo foi o brasileiro Giba, que anotou 21 pontos. Pelos EUA, o ponteiro Anderson marcou 16 vezes.

O início do primeiro set foi equilibrado. Os EUA abriram três pontos quando Murilo mandou uma bola para fora. A bola chegou a tocar no bloqueio ianque, mas o árbitro entendeu que o ponto foi norte-americano: 11/8. Depois disso o Brasil se perdeu no jogo. Os adversários aproveitaram erros de Giba (15/10) e Lucas (19/12) para se distanciarem no marcador, e acabaram fechando a parcial em 25/15.

A bronca de Bernardinho deve ter sido grande, pois o Brasil voltou arrasador e iniciou o segundo set abrindo 8/2 em ataque de Giba. Aproveitando uma boa sequência de Stanley no saque, os norte-americanos reagiram e diminuíram a diferença para 9/7, antes de empatarem em 12 com Priddy. O Brasil chegou a 16/14 e ampliou para 18/15 com Sidão parando Millar, mas, novamente com Stanley no saque, os Estados Unidos empataram em 18/18. Também de ace, Sidão devolveu a vantagem ao Brasil, fazendo 21/19. Um ataque de Leandro Vissotto fechou a parcial em 25/22.

O Brasil seguiu bem no jogo e iniciou o terceiro set vencendo por 8/5. Com Stanley e Anderson no saque, os norte-americanos reduziram a diferença e, no bloqueio, viraram para 14/12. Também no bloqueio, Bruno colocou o placar em igualdade novamente no 18º ponto. Pouco depois, Giba converteu dois contraataques em ponto e deu a vantagem ao Brasil, que fechou em 25/22 com um bloqueio de Lucas.

Continua depois da publicidade

O Brasil conseguiu vencer o quarto set com a mesma facilidade com que os EUA haviam fechado o primeiro. Os Estados Unidos estiveram próximos no placar no início, após um saque de Anderson (5/4), mas logo depois o Brasil disparou. De quatro pontos na primeira parda técnica (8/4), a vantagem saltou para oito na segunda (16/8), quando Theo bloqueou Holmes. No fim, Sidão atacou e fechou o set em 25/15.

O Brasil volta à quadra às 8h30min (horário de Brasíilia) diante da Rússia, que venceu Cuba nesta quinta e também está classificada para as semis. O duelo decidirá a liderança do Grupo A.