Foi na prorrogação, mas o ouro veio para o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio na manhã deste sábado (7), no futebol masculino. A equipe venceu na prorrogação a Espanha por 2 a 1 e garantiu a medalha mais desejada da competição.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Depois da Alemanha em 2016, a seleção olímpica de futebol derrotou a tradicional rival europeia no estádio Internacional de Yokohama, o palco do penta da seleção brasileira principal em 2002.

Como foi o jogo

No tempo regulamentar, Matheus Cunha abriu o placar para o Brasil aos 47 minutos do primeiro tempo. No segundo tempo, Mikel Oyarzabal empatou para a Espanha aos 16 minutos.

A final dos Jogos de Tóquio-2020 foi para o tempo extra e aos três minutos do segundo tempo da prorrogação veio o gol do título: após uma cobrança de escanteio da Espanha, o Brasil saiu em um rápido contra-ataque pela direita e Antony deu um longo passe para a ponta esquerda, que encontrou Malcom.

Continua depois da publicidade

Time brasileiro vestido com camisa de futebol amarela e calça verda comemora com as mãos levantadas o ouro
Time brasileiro comemora o ouro olímpico no futebol masculino (Foto: Loic Venance/AFP)

O atacante passou por Jesús Vallejo, avançou e bateu cruzado na saída de Unai Simón para estabelecer o 2 a 1.

Quando o placar ainda estava 0 a 0, Richarlison desperdiçou um pênalti aos 38 minutos, chutando a cobrança por cima do gol de Simón.

O veterano lateral Daniel Alves (38 anos), que deu o passe para o gol de Matheus Cunha, soma mais um título a sua carreira impressionante: com 43 conquistas ele continua sendo o jogador com o maior número de taças na história do futebol.

> Confira o quadro de medalhas das Olimpíadas de Tóquio

O Brasil, que por muitos anos sonhou com o ouro olímpico, único título que faltava para a seleção que tem mais conquistas de Copa do Mundo (5), agora acumula vitórias seguidas, nos Jogos Rio-2016 e Tóquio-2020.

Continua depois da publicidade

Sábado vitorioso para o Brasil

A vitória no futebol foi a terceira medalha de ouro do Brasil no sábado em Tóquio, após as conquistas de Isaquias Queiroz na canoagem (C1 1000 metros) e de Hebert Conceição no boxe (peso médio).

O país tem 19 medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio até o momento, sete de ouro, quatro de prata e oito de bronze. Mas a conta vai aumentar, pois no domingo o Brasil está em mais duas finais: Bia Ferreira encara a irlandesa  Kellie Anne Harrington na final do peso leve do boxe e seleção feminina de vôlei enfrentará os Estados Unidos.

Com estes números, o Brasil já igualou o maior número de ouros em uma única edição de Olimpíada (sete na Rio-2016) e supera o número de medalhas (19 também nos Jogos Rio-2016)

Você também pode querer ler

Quanto vale uma medalha de ouro?

Corrida de bandeja? Veja esportes que brasileiros seriam medalha de ouro

Saiba se atletas olímpicos podem beber álcool e entenda mais sobre

O que é o gesto de protesto no pódio das Olimpíadas

Cobra d’água: tudo que você precisa saber sobre

Cobra de jardim: o que tem por trás da espécie​​