A seleção brasileira feminina de vôlei estreou com vitória na terceira semana do Grand Prix. Nesta sexta-feira, o Brasil venceu Cuba por 3 sets a 2, com parciais de 29/31, 25/18, 25/19, 24/26 e 15/8, no Luohe Sports Center, em Luohe, na China.
Continua depois da publicidade
O jogo
Cuba começou melhor a partida e foi para a primeira parada técnica com dois de vantagem (8/6). Com um ace da central Thaisa, o Brasil empatou (8/8). O jogo ficou equilibrado. O saque brasileiro dificultava a recepção cubana. Sheilla conseguiu um ace e o Brasil abriu dois (14/12). O volume de jogo brasileiro apareceu na parcial e Jaqueline se destacou no ataque. Cuba cresceu no final do set e a parcial ficou disputada ponto a ponto. Depois de 33 minutos, Cuba fechou o primeiro set por 31/29.
O Brasil veio para o segundo set com uma alteração. Entrou Paula Pequeno e saiu Fernanda Garay. A parcial começou equilibrada. Com um ace da levantadora Fabíola, o Brasil fez 11/10. O saque brasileiro voltou a incomodar as cubanas. Desta forma, o time verde e amarelo abriu quatro (16/12). As brasileiras seguiram dominando o set no final e fecharam a parcial por 25/18.
A vitória no segundo set fez bem ao Brasil. As brasileiras se aproveitaram dos erros das cubanas e abriram seis (14/8). Com um ace de Sheilla, o time verde e amarelo fez 21/16. Paula Pequeno conseguiu uma boa sequencia de saques e ajudou o Brasil a vencer a terceira parcial por 25/19.
Continua depois da publicidade
O Brasil foi para a primeira parada técnica do quarto set com um de vantagem (8/7). Com dois pontos seguidos de bloqueio, as brasileiras fizeram 10/7. Neste momento, Cuba voltou a sacar e bloquear com eficiência e virou o marcador para 14/11. O técnico José Roberto Guimarães trocou as levantadoras, Entrou Fernandinha e saiu Fabíola. A substituição fez bem ao Brasil que encostou no placar (17/16). O set seguiu equilibrado, mas Cuba levou a melhor no final do set e fechou a quarta parcial por 26/24.
O Brasil começou bem o tie-break e fez 3/0. As brasileiras seguiram dominando as ações no set decisivo. Bem no saque e no bloqueio, o time verde e amarelo venceu o quinto set por 15/8 e o jogo por 3 sets 2.