A Seleção Brasileira feminina de basquete conquistou neste domingo o título do Campeonato Sul-Americano após vencer a Argentina por 67 a 58, em Mendoza, Argentina. Campeão invicto, o Brasil ainda contou com a melhor jogadora do campeonato (MVP), a pivô Damiris Dantas.

Continua depois da publicidade

A melhor brasileira na final foi a armadora Tainá Paixão, que fez 19 pontos, pegou cinco rebotes e distribuiu duas assistências. Pela Argentina, a pivô Gisela Veiga foi a melhor, com 18 pontos.

O torneio marcou o 24º título brasileiro no torneio e a primeira competição oficial do técnico Luiz Augusto Zanon na Seleção. Damiris, que marcou 18 pontos e apanhou 11 rebotes, comemorou o título e agradeceu ao treinador.

– A conquista é resultado de muito trabalho e a ajuda de toda a comissão técnica. Este ano, o Zanon me ajudou muito, pois ele é um técnico que me dá muita atenção e me valoriza bastante. Eu procuro sempre absorver ao máximo todos os ensinamentos da comissão e trabalhar forte. Graças a deus conquistei meu segundo título MVP – afirmou a pivô.

Antes da decisão, o Brasil passou por Chile, Peru e Colômbia na fase de grupos. Em seguida, derrubou a Venezuela por 76 a 41 nas semifinais.

Continua depois da publicidade

A Seleção agora vai focar na preparação para a Copa América de basquete, que será disputada entre 23 e 28 de setembro, no México. O torneio classificará três equipes para o Mundial de 2014, que será na Turquia.