Na reedição da última final olímpica, o Brasil venceu a Rússia, nesta quinta-feira, na estreia da fase final da Liga Mundial. Na revanche, em Florença, na Itália, os brasileiros venceram os algozes de Londres-12 e da final da última Liga por 3 sets a 1 (parciais de 26/24, 22/25, 25/23 e 25/22). O clássico mundial teve muitas provocações e o oposto brasileiro Wallace foi o melhor em quadra, ao anotar 23 pontos.

Continua depois da publicidade

.: Leia mais sobre Esportes no site

.: Acesse o Facebook do DC Esportes

Maior campeão da Liga Mundial de vôlei, com nove títulos, o Brasil joga nesta sexta-feira, às 12h30 (de Brasília), contra o Irã. Os iranianos perderam a partida de abertura do grupo, na quarta, para os russos, por 3 sets a 2. A vitória por 3 a 1 ou 3 a 0 vale três pontos e a vitória no “tie-break” apenas dois.

Hoje, na tabela do grupo, o Brasil tem três pontos, a Rússia, dois, e o Irã, apenas um. Assim, se o Irã vencer o Brasil por 3 a 2, nesta sexta, ambas seleções passam às semifinais, no sábado, e eliminam a Rússia, atual campeã da Liga e da Olimpíada. A final acontece domingo.

Continua depois da publicidade

No outro grupo estão Estados Unidos, Austrália e Itália – dona da casa que tem oito conquistas na Liga Mundial e pode empatar com os brasileiros este ano. Os norte-americanos conseguiram se recuperar nesta quinta-feira e ganharam da Austrália por 3 sets a 1 (parciais de 22/25, 25/18, 25/23 e 25/19). Assim, a seleção norte-americana masculina de vôlei segue viva na luta por vaga na semifinal.

Agora, encerrada a sua participação no Grupo H, os Estados Unidos dependem de uma vitória da Itália sobre a Austrália, nesta sexta-feira, também em Florença, para conseguirem avançar como segundo colocados da chave – nesse caso, os italianos se classificariam em primeiro lugar. Em caso de vitória da Austrália sobre a Itália, a decisão das duas vagas no Grupo H seria nos critérios de desempate.