A atual bicampeã Rússia foi surpreendentemente eliminada do Mundial de vôlei feminino ao ser derrotada pela anfitriã Itália, nesta sexta-feira pela terceira fase da competição, na qual o Brasil chegou à 11ª vitória seguida e enfrentará os Estados Unidos na semifinal.
Continua depois da publicidade
::: Leia mais notícias sobre Esporte
As russas precisavam vencer a Itália por 3 a 0 ou 3 a 1 nesta sexta-feira para ficar com a segunda vaga do Grupo G nas semifinais, mas acabaram sucumbindo à pressão e foram derrotadas por 3 sets a 1, parciais de 25/12, 25/17, 12/25 e 25/23. A Rússia, tinha terminado no pódio das últimas cinco edições do Mundial. O quinto lugar nesta edição será o pior resultado da equipe desde 1986 (6º).
Com o primeiro lugar do Grupo G, O Brasil, bicampeão olímpico, mas que ainda nunca conquistou um título mundial, enfrentará nas semifinais os Estados Unidos. As comandadas do técnico José Roberto Guimarães já cruzaram com os EUA neste Mundial, pela segunda fase. Na ocasião, as duas seleções chegaram classificadas para partida e atuaram com times mistos. O resultado foi a vitória das meninas do Brasil por 3 a 0.
Já as anfitriãs italianas, que ficaram com o primeiro lugar da chave, enfrentarão nas semifinais a China, que se classificou em segundo lugar no Grupo G sem jogar nesta sexta-feira, graças a fácil vitória de 3 sets a 0 das meninas do Brasil, única equipe invicta na competição, sobre a República Dominicana (25/19, 25/21 e 25/21).
Continua depois da publicidade