O dia 20 de novembro é o Dia do Zulmbi e da Consciência Negra, mas, só em 2024 a data passou a ser feriado nacional no calendário oficial do Brasil. Com isso, no futuro, o país pode ter um “superferiadão” de seis dias, considerando uma possível união do feriado de 15 de novembro, Proclamação da República, com o fim de semana e o feriado de 20 de novembro, da Consciência Negra.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Quando o Brasil pode ter “superferiadão” de seis dias
Continua depois da publicidade
Seguindo a folhinha, o momento mais próximo de um feriado prolongado de seis dias só pode cair em novembro de 2029. Isso porque, a disposição dos dias da semana dos feriados de 15 e 20 de novembro criam, até então, uma ponte única dentre os feriados nacionais.
Essa proeza de um “superferiadão” em 2029 pode ser possível já que a Proclamação da República, 15 de novembro, vai cair em uma quinta-feira. Já a Consciência Negra, 20 de novembro, vai cair em uma terça-feira. Assim, com o fim de semana fazendo uma ponte entre as datas e duas possíveis emendas de feriado, na sexta-feira (16) e segunda-feira (19), chega-se a um “superferiadão” de seis dias.
Evidentemente, nem todos os setores podem fazer emendas em feriados e o calendário oficial, que também estipula pontos facultativos, só é divulgado pelo governo poucos dias antes da chegada do novo ano. Assim, a confirmação de que a união desses feriados vai se consolidar como um “superferiadão” depende de outros fatores.
Continua depois da publicidade
De qualquer forma, o brasileiro que não trabalha no fim de semana e quiser programar uma viagem com essa data em mente, só precisaria conseguir folga — ou gastar o banco de horas — na sexta-feira (16) e segunda-feira (19). Outra possibilidade é que os estados podem realocar outros pontos facultativos para essas datas criarem o feriado prolongado.
Leia também
Feriado de 15 de novembro e os 135 anos da Proclamação da República no Brasil
Os feriados prolongados em 2025 e os pontos facultativos do ano