Neste último fim de semana de competições no Pan de Lima, no Peru, os atletas brasileiros – alguns deles catarinenses ou radicados no estado – buscam ajudar o país a conseguir o seu melhor desempenho na história dos Jogos. Faltando três dias para o encerramento das disputas, Santa Catarina já foi responsável por três ouros e quatro bronzes.
Continua depois da publicidade
Até as 14h desta sexta-feira (9), o Brasil estava com 117 medalhas no total – 36 de ouro, 29 de prata e 52 de bronze. O maior número obtido por uma delegação brasileira foi no Rio de Janeiro, em 2007 (52 ouros, 40 pratas e 65 bronzes, com 157 medalhas). Já a melhor posição do país no quadro geral de medalhas foi o segundo lugar em São Paulo-1963.
No atletismo, uma dos destaques na noite desta sexta é a final do 4×100 metros rasos. O itajaiense Rodrigo Nascimento tenta sua primeira medalha no Pan. A equipe brasileira ainda conta com Paulo André (prata nos 100m em Lima), Derick de Souza, Jorge Vides e Erik Cardoso. O Brasil foi campeão da prova no Mundial de Revezamento, no Mundial do Japão, em maio deste ano.
Ainda nesta sexta-feira, às 20h (horário de Brasília), a seleção feminina de basquete entra em quadra para disputar a semifinal com a Colômbia. O grupo comandado pelo técnico José Neto tem a armadora Lays, que joga pelo Blumenau. Se avançar à decisão do ouro, o jogo será às 23h (de Brasília) deste sábado. A disputa pelo bronze ocorrerá às 20h.
No caratê, três atletas nascidas no Sul de SC estão na disputa do kata por equipes nesta sexta: Carolaini Zefino, Izabel Vieira e Sabrina Zefino. Já o bicampeão mundial Douglas Brose defende o ouro conquistado em Toronto-2015 na categoria até 60kg. Os primeiros combates serão diante do mexicano Enrique Estrada, o uruguaio Maximiliano Larrosa e o colombiano Jovanni Martinez no domingo, último dia do Pan.
Continua depois da publicidade
Confira a programação dos catarinenses no Pan no fim de semana:
Sexta-feira (09/08)
Vela
14h – Regata da medalha de ouro – Laser Standard (M) – Bruno Fontes (nascido em Curitiba, mora em Florianópolis)
Basquete
20h – Semifinal (F) – Brasil x Colômbia
Caratê
16h às 16h40 – Kata equipes (F) – Carolaini Zefino (Tubarão), Izabel Vieira (Içara) e Sabrina Zefino (Maracajá)
17h35- Final
Atletismo
21h05 – Final – Revezamento 4x100m masculino – com Rodrigo Nascimento (Itajaí)
Sábado (10/08)
Vela
13h30 – Sunfish – Regata da medalha – Matheus Dellagnelo
Atletismo
16h – Final do arremesso de martelo (F) – Mariana Grasielly Marcelino (nascida em Joinville)
18h10 – Final dos 3.00m com obstáculos – Simone Ponte Ferraz (nascida em Ponte Serrada)
Domingo (11/08)
Caratê
A partir de 11h – kumite categoria até 60kg (M) – Douglas Brose (nascido em Cruz Alta-RS, radicado em Florianópolis)
Continua depois da publicidade