Mais dois surfistas brasileiros estrearam com vitória no Quiksilver Pro France, etapa francesa do World Championship Tour (WCT), nesta quinta, dia 2. O carioca Guilherme Herdy e o baiano Armando Daltro venceram suas baterias e garantiram classificação direta para a terceira fase competição, que segue até o dia 11.
Continua depois da publicidade
Defensor do título do Quiksilver Pro France, o catarinense Neco Padaratz bem que tentou superar o norte-americano Kelly Slater, hexacampeão mundial. O brasileiro liderou grande parte do confronto, mas acabou superado nos últimos minutos, quando Slater conseguiu uma nota 8,10 numa longa esquerda e garantiu a vitória por 15,10 a 14,76.
– Já fazia três semanas que eu não surfava e ainda entrei na bateria com uma prancha nova. Comecei tentando me acostumar com ela e consegui achar boas ondas para derrotar o Neco. Sendo o atual campeão do evento, ele queria a vitória mais do que nunca e a disputa foi dura, mas consegui vencer no final – contou Slater.
Seis brasileiros vão encarar a repescagem em Hossegor: Fábio Gouveia enfrenta Dean Morrison na sexta bateria, Danilo Costa pega Michael Lowe na oitava, Flávio Padaratz e Damien Hobgood disputam a décima, Peterson Rosa e Kalani Robb a 14ª, Neco Padaratz enfrenta Trent Munro na 15ª e, na 16ª bateria, Victor Ribas disputa a última vaga para a terceira fase contra Pat O?Connell.
Como já era previsto, os recordes da quarta-feira foram dizimados logo na primeira bateria do dia. O australiano Taj Burrow, número 3 do atual ranking mundial, superou a nota 9,17 da catarinense Jacqueline Silva ao receber um 9,33 em sua quinta onda e ampliou a maior marca para 17,66 pontos na vitória sobre Pat O?Connell (EUA) e Jonathan Gonzalez (PORT).
Continua depois da publicidade
Contudo, nas disputas seguintes os convidados surpreenderam. O atual campeão mundial e líder do WCT 2003 Andy Irons, do Havaí, terminou em último no confronto vencido pelo francês Frederick Robin. O franco-brasileiro Patrick Beven totalizou 17,16 pontos para superar o vice-campeão mundial australiano Joel Parkinson e o havaiano Kalani Robb, que em uma de suas ondas registrou um novo recorde de maior nota para o Quiksilver Pro: 9,43.