No sábado, a catarinense Jacqueline Silva já havia conquistado o terceiro lugar no pódio feminino do Mr. Price Pro, mas no domingo, dia 13, a bandeira verde-amarela subiu no alto do pódio na África do Sul e na Espanha. O catarinense Neco Padaratz levou o Brasil ao tricampeonato no tradicional evento de nível máximo seis estrelas de Durban e o carioca Marcelo Freitas faturou o título do Mundial de Longboard em San Sebastian.

Continua depois da publicidade

Com a vitória na 16ª etapa da temporada, Neco reassumiu a liderança isolada no ranking do World Qualifying Series (WQS) – a divisão de acesso do circuito mundial – e Marcelo Freitas subiu para o segundo lugar na classificação geral do World Longboard Tour (WLT). As duas competições foram encerradas em ondas de um metro de altura.

Em North Beach, Neco repetiu o feito do paranaense Peterson Rosa em 2001 e do paulista Beto Fernandes no ano passado, ao derrotar na grande final o franco-brasileiro Eric Rebiere (segundo lugar), o havaiano Kekoa Bacalso (terceiro) e o norte-americano C. J. Hobgood para faturar o prêmio máximo de US$ 15 mil. Já em La Zurriola, a decisão foi homem-a-homem e Marcelo Freitas embolsou US$ 4 mil na vitória sobre o australiano Beau Young.

Foi apenas a quarta etapa do WQS disputada pelo catarinense Neco Padaratz neste ano. Ele estreou com uma emocionante vitória nas ondas tubulares do Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha (PE), foi até as semifinais no seis estrelas de Margaret River, na Austrália, e agora conquista o seu segundo título no WQS 2003. No domingo, ele disputou a liderança do

ranking em dois confrontos diretos contra o ex-número 1, o australiano Shane Beschen. O californiano ainda passou em segundo lugar nas quartas-de-final, mas o seu compatriota C. J. Hobgood venceu a semifinal e Neco ficou com a última vaga na decisão.

Continua depois da publicidade

Agora, todas as atenções voltam-se para a disputa do título mundial no WCT, com a África do Sul também sediando o sexto confronto dos melhores surfistas do mundo na primeira prova do ano realizada em ondas continentais. O Billabong Pro começa nesta terça-feira e vai até o dia 25 nas longas direitas de Jeffrey’s Bay. Depois, continua a série decisiva do WQS, com

eventos seguidos de níveis 5 e 6 estrelas sendo disputados nos Estados Unidos, Inglaterra, França e Japão.

Não poderia existir nada melhor do que comemorar a segunda vitória do Brasil no World Longboard Tour (WLT) 2003 para tentar amenizar a péssima notícia do cancelamento da etapa que estava marcada para o final do mês em Saquarema (RJ). Os brasileiros comandaram o show nas ondas de um metro de altura de La Zurriola, com o carioca Marcelo Freitas arriscando até inéditos aéreos com seu pranchão na campanha do título do O’Neill Open Zone de San Sebastian, na Espanha.

O carioca Phil Rajzman já havia conquistado a primeira vitória brasileira no Circuito Mundial de Longboard, em São Sebastião (SP). A quarta e última seletiva para a decisão do título mundial na Nova Zelândia será disputada nesta semana em Biarritz, na França.

Continua depois da publicidade