Nesta sexta-feira começa a edição dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto. A Cerimônia de Abertura do evento ocorrerá no estádio CIBC Parapan Am Athletics Stadium, na Universidade de York, às 20h (horário de Brasília).

Continua depois da publicidade

Rio 2016 lança nova série de moedas e selos comemorativos

A delegação brasileira é a maior entre as que disputarão o Parapan em 2015: com 272 atletas. Líder do quadro de medalhas nas edições do Rio 2007 e Guadalajara 2011, o Brasil visa repetir o primeiro lugar. A porta-bandeira do país será a velocista Terezinha Guilhermina, acompanhada do guia Gulherme Santana.

Detentor de 19 medalhas de ouro em Jogos Parapan-Americanos, Daniel Dias foi a principal atração na coletiva de imprensa promovida pela organização da competição, nesta quinta-feira. A maioria das perguntas foi direcionada ao nadador, que teve a companhia do velocista americano Jarryd Wallace e da canadense Cindy Ouellet, jogadora de basquete em cadeira de rodas.

Etiene é prata e conquista a 1ª medalha da natação feminina em Mundial

Continua depois da publicidade

– Fico feliz de fazer parte da maior delegação do Brasil em Parapan-Americanos. É bacana olhar e ver brasileiros em todos os lugares da Vila dos Atletas. Fico feliz com o aumento do esporte paralímpico e esta é uma grande prova do momento que vivemos no país – completou.

Daniel Dias tratou com bom humor as comparações feitas pelos presentes entre ele e o nadador americano Michael Phelps, maior medalhista olímpico da história, com 22 pódios.

Thiago Pereira leva a prata no Mundial em Kazan

– É muito legal ser comparado a ele. Mas eu acho que sou um pouco mais bonito (risos)”, brincou Daniel, 15 vezes medalhista paralímpico.

No Parapan, Daniel deve nadar oito provas. A natação tem início neste sábado. Confira a lista dos atletas paralímpicos convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro aqui.

Continua depois da publicidade

Designer belga levará o COI à Justiça por logo de Tóquio-2020

*ZHESPORTES