Quarenta e quatro surfistas estão em Anglet representando o Brasil na primeira das três etapas consecutivas do World Qualifying Series (WQS) que serão realizadas na França. No total, se inscreveram 260 atletas de 19 países, que foram divididos em sete fases no O?Neill Pro de nível 5 estrelas. As disputas começaram na segunda-feira.
Continua depois da publicidade
O último confronto de terça foi vencido pelo ubatubense Renato Galvão, campeão no último domingo da etapa que inaugurou a “perna européia” do WQS na Inglaterra. Além dele, só o catarinense Marco Polo também competiu na primeira metade da terceira fase. Ele tinha estreado com vitória na rodada anterior, mas acabou eliminado pelos australianos Luke Munro, vice-campeão na Inglaterra, e Dane Ward na primeira bateria.
Odirlei Coutinho, também de Ubatuba (SP), e os catarinenses Jean da Silva e Fernando Moura entraram direto nessa terceira fase, com o alagoano Marcondes Rocha, o paraibano Jano Belo e o carioca Simão Romão, que se classificaram com vitórias na terça-feira, também escalados para disputar as últimas vagas para a quarta rodada.
Nesta quarta-feira, além dos seis surfistas que vão disputar as baterias restantes da terceira fase, mais quatro devem estrear por estarem entre os 32 pré-classificados que entram já na quarta rodada das triagens: os cariocas Anselmo Correia e Gustavo Fernandes, o baiano Crhistiano Spirro e o gaúcho Daison Pereira, que terá o número 1 do ranking brasileiro Renato Galvão como um dos adversários.
Depois de competir na África do Sul, Estados Unidos e Japão, Raoni Monteiro (RJ) e Paulo Moura (PE) preferiram não participar dessa etapa e são os únicos brasileiros do WCT ausentes em Anglet. Com isso, Renan Rocha (SP) e Danilo Costa (RN) ganharam condição de cabeças-de-chave e também vão estrear já disputando vagas para as oitavas-de-final da competição.
Continua depois da publicidade