O primeiro lote com 1 milhão de doses de vacinas da Pfizer chegou ao Brasil nesta quinta-feira (29). O voo aterrissou no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), por volta tas 19h30.

Continua depois da publicidade

As doses serão distribuídas aos 26 estados e ao Distrito Federal. Segundo o Ministério da Saúde, a orientação é que sejam priorizadas as capitais devido às condições de armazenamento da vacina, que exige temperaturas muito baixas.

> Vacina da Pfizer: Florianópolis receberá o imunizante mais eficaz

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

A colunista Dagmara Spautz informou que a Secretaria de Estado da Saúde resolveu dividir as 17,5 mil doses pertencentes a Santa Catarina entre Florianópolis e São José, para avaliar a viabilidade de distribuir a vacina da Pfizer também para outras cidades posteriormente.

Continua depois da publicidade

Os frascos serão entregues pelo Ministério da Saúde em temperaturas entre -25 °C e -15 °C e podem ser conservados apenas durante 14 dias. Após entrar na rede de frio, com temperaturas de armazenamento entre 2 °C e 8 °C, o prazo para aplicação é de cinco dias. Essa temperatura permite que as doses sejam mantidas nos refrigeradores dos municípios.

Por essa razão, o ministério informou que enviará duas remessas diferentes para aplicaçã das dias doses. Primeiramente serão enviadas 500 mil vacinas e, depois, o restante.

Em Santa Catarina, as doses serão destinadas a pessoas entre 60 e 64 anos, trabalhadores da saúde, policiais e bombeiros.

> SC recebe mais 218 mil vacinas contra Covid; doses de Coronavac irão só para 13 cidades

Ainda segundo a colunista Dagmara, o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macario, disse que SC receberá seis ultracongeladores, que servirão para uma futura expansão da estratégia de vacinação com a Pfizer. Florianópolis preparou um centro de imunização fixo com ultra-freezers emprestados pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

O Ministério da Saúde comprou 100 milhões de doses do imunizante para o segundo semestre de 2021. Em março, em reunião com a farmacêutica, a pasta apresentou a previsão de que até junho seriam entregues 13,5 milhões.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também

Auxílio emergencial 2021: saque da 1ª parcela começa amanhã

Bebês ficam feridos e mulher é resgatada de acidente na BR-116

Shopping Iguatemi muda de nome em Florianópolis