O Brasil tem dois campeonatos amadores de futebol americano. O Campeonato Brasileiro, organizado pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA, antiga AFAB), e o Torneio Touchdown, competição independente. Mas, ainda em 2013, o país pode ganhar a primeira competição profissional, organizada e financiada por um grupo de investidores. A Liga de Futebol Americano é um projeto já em andamento e deve contar com seis times – em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Cuiabá e Joinville.
Continua depois da publicidade
Em contato telefônico com Zero Hora, Marcelo de Paulos, sócio da Brazen, principal investidora, e CEO da liga, detalhou o andamento do projeto. Segundo ele, a intenção é organizar a primeira temporada ainda em 2013.
– Está bem encaminhado. A liga é uma iniciativa 100% privada, de um grupo de investidores, da Brazen e outros que estamos em negociações importantes. Ao contrário da maior parte das iniciativas de ligas de propriedade esportiva, ela se sustenta financeiramente. As primeiras pessoas que viram o plano de negócios foram investidores. Por isso, precisa fazer absoluto sentido financeiro, com fluxo de caixa mês a mês. É tudo baseado nas ligas americanas, como a Major League Soccer (MLS, liga de futebol dos Estados Unidos). Mas é a estrutura é mais parecida com a do UFC, que é única.
Na primeira temporada, a liga terá apenas seis times. Por questões geográficas, o Rio Grande do Sul ficou de fora, já que a maioria das cidades está a um raio de 600 km de São Paulo – a exceção é Cuiabá, que tem o atual campeão brasileiro Cuiabá Arsenal. No entanto, Porto Alegre está nos planos de expansão da liga, que deve ganhar duas equipes por temporada.
– Nós temos o acompanhamento de todas as cidades e colocamos na balança a relevância econômica e importância do esporte na praça. Também tem a questão geográfica, custos de transporte. Com exceção de Cuiabá, que tem o atual campeão brasileiro, todas as cidades ficam num raio de 600km de São Paulo. Porto Alegre está no plano de expansão imediata – confirmou.
Continua depois da publicidade
Atualmente, Porto Alegre tem duas equipes de futebol americano. O Pumpkins, que joga o campeonato da CBFA, e o Bulls, que participa do Torneio Touchdown. A ideia da nova liga é criar novos times, e não incorporar os que já participam das outras competições. Segundo Marcelo de Paulos, a liga trabalha na venda dos direitos de transmissão do torneio para a televisão. Como as negociações estão em andamento, o CEO preferiu não revelar qual emissora deverá ter os jogos.