A 5ª rodada do 2º turno do Gauchão 2009 tem nesta terça-feira uma partida decisiva. Às 19h30min, Veranópolis e Brasil de Pelotas jogam no Estádio Antônio David Farina, em Veranópolis. Se não vencer, o Xavante estará matematicamente rebaixado para a Segundona Gaúcha 2010.

Continua depois da publicidade

Acompanhe a partida no Placar ao Vivo do clicRBS

Com apenas 4 pontos na classificação geral, o Brasil-Pe está sete pontos atrás do Inter-SM, faltando três rodadas. Para se manter na Primeira Divisão a equipe precisa vencer os três jogos – chegando a 13 pontos – e ainda torcer para que Sapucaiense, Inter-SM e também Novo Hamburgo não passem de 12 pontos.

Para evitar o rebaixamento logo nesta noite, o técnico Abel Ribeiro mantém o esquema 4-4-2 com o qual a equipe teve boa atuação no empate com o Juventude, na rodada passada. Aos torcedores, derrotar o Veranópolis também tem uma importância simbólica importante dentro do folclore que envolve a disputa do Brasil com o rival Pelotas.

Em 2004, o Pelotas foi rebaixado sem ter vencido nenhuma partida no Gauchão daquele ano. O Xavante tem 4 pontos conquistados apenas com empates. Vencendo o Veranópolis, o Brasil-Pe evitaria igualar a marca do Pelotas.

Continua depois da publicidade

Mas o jogo também é muito importante para o anfitrião da noite. Com 7 pontos no 2º turno, o VEC é o 3º colocado no Grupo 1. A equipe precisa vencer em casa, sob pena de ser ultrapassada por Avenida e Inter-SM – ambos com 6 pontos – deixando o G-4.

O técnico Gilmar Dal Pozzo conta com o retorno do ala-esquerda Romano. Sem o volante Edmílson, suspenso, ele deve escalar Fernando Miguel.