Sete meses depois do trágico acidente de 15 de janeiro, que provocou as mortes dos jogadores Claudio Milar e Régis, e do preparador de goleiros Giovani Guimarães, o Brasil de Pelotas decide neste domingo, dia 16 de agosto, uma vaga na Série B do Brasileirão em 2010. Pelas quartas-de-final da Série C, o Xavante enfrenta o América-MG, às 16h, no Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG).
Continua depois da publicidade
Acompanhe no Placar ao Vivo do clicEsportes
No início do ano, quando o ônibus da delegação rubro-negra capotou em um barranco no final da rodovia RST-471, em Canguçu, o Brasil-Pe teve seu elenco dizimado. Além das três mortes, vários jogadores e funcionários se feriram, alguns com gravidade.
Audioslide: Brasil-Pe, da tragédia à decisão do acesso

A consequência imediata foi a participação improvisada no Gauchão, que custou o rebaixamento do clube para a Segundona Gaúcha em 2010. Um drama após o outro.
Continua depois da publicidade
Agora, os fanáticos xavantes podem enfim ter um motivo de alegria no ano mais triste de sua história quase centenária. Neste domingo, a reformulada equipe enfrenta o América-MG disputando duas vagas simultâneas: nas semifinais da Série C deste ano, e na Série B de 2010.
No jogo de ida, em Pelotas, as duas equipes empataram em 0 a 0. Quem vencer, classifica-se. A repetição do placar leva para os pênaltis. Qualquer empate com gols beneficia o Brasil-Pe, pelo saldo qualificado.
O técnico Paulo Porto não poderá escalar o volante Ramos, suspenso. Mas retornam os também volantes Diego Martins e Cléber Gaúcho, que não participaram do primeiro confronto. No América-MG, a novidade pode ser o veterano Euller, recuperado de lesão.