A Copa do Mundo não começou para o Brasil do jeito que todos os brasileiros imaginavam. O empate de 1 a 1 com a Suíça fez o torcedor brasileiro duvidar da capacidade dos comandados de Tite de conquistarem o Hexa na Rússia.
Continua depois da publicidade
Apesar do empate, a Seleção Brasileira está confiante em buscar a sexta estrela. O problema é que nas últimas cinco conquistas do Brasil, nenhuma começou com empate na primeira rodada. Todas foram vitórias: 3 a 0 sobre a Áustria (1958), 2 a 1 diante da Espanha (1962), 4 a 1 na Tchecoslováquia (1970), 2 a 0 na Rússia (1994) e 2 a 1 diante da Turquia (2002).
Nas histórias das Copas, quando empatou na estreia, não venceu. Na Copa de 1974, a Seleção Brasileira defendia o título e sofreu para passar para a segunda fase. Na estreia, empatou com a Iugoslávia por 0 a 0. Depois, outro empate sem gols com a Escócia e vitória de 3 a 0 para o Zaire. Se classificou em segundo do grupo. Na segunda fase, o Brasil começou bem, venceu a Alemanha Oriental por 1 a 0 e a Argentina por 2 a 1, mas acabou ficando fora da final com a derrota para a Holanda por 2 a 0.
Quatro anos depois, novo empate na estreia, 1 a 1 com a Suécia. Depois, na fase de grupos, ficou no 0 a 0 com a Espanha e venceu a Áustria por 1 a 0. Se classificou em segundo do grupo. Na segunda fase, o Brasil fez 3 a 0 no Peru, ficou no zero com a Argentina e derrotou a Polônia por 3 a 1. Por saldo de gols, ficou de fora da decisão e teve que se contentar com o terceiro lugar (vitória por 2 a 1 sobre a Itália).
Mas não pode perder a esperança, nas campanhas de títulos do Brasil já aconteceram empates. Na Copa de 1994, a Seleção ficou no 1 a 1 com a Suécia no terceiro jogo da fase de grupos. Na semifinal, a seleção voltou a encarar os suecos e venceu por 1 a 0. Na final, empate sem gols no tempo normal e vitória nos pênaltis com grande atuação de Taffarel.
Continua depois da publicidade
Em 1958, a mesma coisa, na campanha do primeiro título, empate sem gols diante da Inglaterra no segundo jogo da primeira fase. Mesmo assim, o Brasil se classificou na primeira colocação do grupo pelas duas vitórias somadas, 3 a 0 na Áustria e 2 a 0 na União Soviética, também na primeira fase. Nas quartas de final, derrotou País de Gales por 1 a 0, e na semifinal, fez 5 a 2 na França. Na decisão, 5 a 2 nos donos da casa com show de Pelé e Garrincha.