A equipe brasileira de canoagem não teve um bom desempenho nesta quinta, no primeiro dia do Campeonato Mundial de Velocidade da modalidade. A competição, disputada em Duisburg, na Alemanha, vale vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim. Os mesmos atletas que disputaram os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro encontraram dificuldades diante dos alemães e húngaros, que dominaram as provas.

Continua depois da publicidade

A melhor colocação brasileira foi o 19º lugar de Wladimir Morena e Vilson da Conceição no C2 1000m masculino. Os dois levaram a medalha de prata no Rio-2007. Apesar da decepção coletiva, os atletas nacionais garantiram um lugar em duas finais da chave C: K1 1000m e C1 1000m, ambos da categoria masculina. A disputa, no entanto, garantirá ao vencedor somente o 19º lugar.

No C1 1000m Masculino, Nivalter Santos chegou em sexto nas semifinais com o tempo de 4min40s897 e garantiu seu lugar na final C. Já Sebastian Cuattrin, no K1 1000m, chegou em quinto na semifinal da classe, com o tempo de 3min51s625. Neste sábado, ele enfrentará seis competidores europeus e um norte-americano na final.

O Mundial de Canoagem serve como seletiva para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Os oito primeiros colocados em cada prova estarão automaticamente classificados para as olimpíadas. A canoagem terá ainda outra seletiva, em abril, quando será realizado o Pré-Olímpico Continental, em Montreal, no Canadá.

Continua depois da publicidade