A delegação brasileira conquistou 14 medalhas – sete de ouro, quatro de prata e três de bronze – nas modalidades de natação e atletismo no segundo dia dos Jogos Mundiais de Cadeira de Rodas, que estão ocorrendo na Nova Zelândia.
Continua depois da publicidade
O destaque desta terça, dia 28, no atletismo ficou para a arremessadora Sônia Gouveia, que conquistou a medalha de ouro na prova de lançamento de dardo. Roseane Santos e Suely Guimarães também seguem com mais duas pratas no lançamento de dardo, sendo que no primeiro dia as meninas ficaram com dois ouros no lançamento de disco. Outros arremessadores de destaque foram Fernando Santana e Sandro Silva – ambos conquistaram as medalhas de bronze no arremesso de peso.
Na natação, Adriano Gomes, Ivanildo Vasconcelos, Adriano Galvão e Edênia Garcia, todos da seleção permanente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, ganharam ouro para o Brasil. Genezi de Andrade e Joon Sok Seo ficaram com duas pratas e Francisco Avelino com um bronze.
Os Jogos Mundiais de Stoke Mandeville ocorrem a cada quatro anos. A edição 2003 do evento está sendo sediada na cidade de Christchurch, Nova Zelândia, e reúne 800 atletas de 43 países filiados à Federação Internacional de Esportes em Cadeira de Rodas de Stoke Mandeville (ISMWSF) – uma das precursoras do movimento paraolímpico mundial.
Continua depois da publicidade