Após sofrer dois sustos, o Brasil se recuperou e venceu a China por 3 sets a 2 (23/25, 25/10, 25/18, 19/25, 15/8) pela Copa do Mundo de Vôlei Masculino, disputada no Japão. Apesar de considerada fraca tecnicamente, a seleção oriental surpreendeu a equipe de Bernardinho e venceu a primeira etapa.

Continua depois da publicidade

Essa foi a última partida da segunda fase da competição. A partir da madrugada de sábado para domingo, os brasileiros passarão a jogar em Hamamatsu, onde enfrentarão Argentina, Cuba e Sérvia.

Com um time praticamente de reservas, os comandados de Bernardinho não conseguiram mostrar a força característica do Brasil e ficaram sempre em desvantagem no primeiro set. A China chegou a abrir 14 a 10 logo após a primeira parada técnica. A seleção brasileira ainda tentou reagir, mas não foi o suficiente para reverter a derrota: 25 a 23 para a China.

Após o apagão do primeiro período, os brasileiros voltaram à quadra com mais vontade e atropelaram os adversários. A vantagem de 5 a 0 nos primeiros pontos mostrou que o time estava novamente focado. Na segunda parada técnica, o placar apontava 16 a 19 a favor da seleção verde-amarela. Com tranquilidade e um ponto de saque de Marlon, o Brasil fechou a etapa em 25 a 10.

Continua depois da publicidade

A virada veio no terceiro set. Até o período de descanso, a partida se mantinha equilibrada. Porém, em seguida os brasileiros já faziam 11 a 8. O técnico chinês pediu tempo para acertar o time. Apesar do esforço, o Brasil venceu a etapa com mais um ace de Marlon: 25 a 18.

Quando parecia que a fatura estava liquidada, outra surpresa. Irreconhecível em quadra, o Brasil entregou mais um set para a China. O quarto período foi disputado ponto a ponto até a segunda metade, quando os orientais dispararam no placar. Com muitos erros, os jogadores de Bernardinho não encontraram formas de contornar o revés. Em mais uma falha verde-amarela, a China fechou em 25 a 19.

O tie-break também foi tranquilo para o Brasil, que desde o início do set desempate disparou no placar. Com um bloqueio de Lucão, a partida acabou com um 15 a 8 para os brasileiros. No entanto, os dois sets perdidos podem complicar a situação frente à Rússia, apesar de os europeus terem perdido por 3 a 0 para o time de Bernardinho.

Continua depois da publicidade