O Brasil tem uma delegação de 74 atletas nos Jogos Olímpicos de Londres até o momento. Sábado, a seleção feminina de basquete garantiu presença ao vencer a Argentina na final do Pré-Olímpico de Neiva, na Colômbia, por 74 a 33, conquistando a única vaga em disputa. Desde 1996, nas Olimpíadas de Atlanta, o país não classificava ambas as seleções, feminina e masculina, da modalidade.

Continua depois da publicidade

Para o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, em se tratando de basquete o resultado é reflexo do trabalho desenvolvido pela Confederação Brasileira.

Estamos muito felizes com a classificação das duas seleções de basquete. A conquista dessas vagas é resultado do trabalho que está sendo desenvolvido pela Confederação Brasileira de Basquete e que trará reflexos ainda mais positivos até os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016 – afirma.

Durante o Pan-Americano 2011, em Guadalajara, no México, as modalidades de triatlo, handebol, saltos ornamentais, nado sincronizado, polo aquático, tênis de mesa, canoagem e tiro esportivo terão disputas diretas de vagas para Londres. No hipismo, pentatlo moderno, natação e atletismo, as provas contarão para o ranking internacional ou para obtenção de índices. Ao todo, estarão em disputa cerca de 100 vagas olímpicas.

Confira a lista de vagas conquistadas para os Jogos de Londres:

Continua depois da publicidade

Basquete (feminino e masculino) – 24.

Ciclismo – uma.

Futebol (feminino e masculino) – 36.

Hipismo – cinco.

Natação – cinco.

Taekwondo – uma.

Tiro Esportivo – duas.