O Brasil entra em campo na noite desta sexta-feira para a abertura da 46ª edição da Copa América. Será a quinta vez que o país sedia a competição. No que depender do retrospecto, a expectativa para a Seleção é positiva. Nas outras quatro vezes em que a Copa América foi disputada em gramados brasileiros, o Brasil se sagrou campeão – 1919, 1922, 1949 e 1989.

Continua depois da publicidade

A Copa América deste ano reúne 12 equipes, divididas em três grupos. Os dois primeiros colocados de cada chave e os dois melhores terceiros colocados avançam para as quartas de final. Além das 10 seleções da América do Sul, participam como convidadas as equipes de Catar e Japão.

O primeiro desafio do Brasil será no gramado do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, em São Paulo (SP). Às 21h30min desta sexta, a Seleção entra em campo para enfrentar a Bolívia, na estreia da competição.

O time do técnico Tite chega à competição sem o principal craque, Neymar, cortado depois de uma lesão no tornozelo. A contusão foi sofrida após semanas turbulentas para o atacante do PSG, envolvido em uma denúncia de um suposto estupro que movimentou a Granja Comary, local de treinamentos da Seleção, antes do corte do camisa 10.

Toda essa atmosfera faria a Seleção chegar sob alguma pressão para a disputa da Copa América. O ambiente, no entanto, ficou um pouco mais leve após a goleada do Brasil no último amistoso antes da estreia na Copa América – já sem Neymar, a Seleção venceu Honduras por 7 a 0.

Continua depois da publicidade

Mesmo assim, após a queda nas quartas de final da Copa do Mundo no ano passado e um início de ano que não empolgou o torcedor tanto quanto o começo da caminhada à frente da Seleção, Tite chega à Copa América com o foco de todo o país voltado para o desempenho da Seleção em campo.

O desafio será encontrar uma nova forma de jogar sem a presença de Neymar para tentar manter a escrita positiva do Brasil como sede da Copa América, Além disso, será também a oportunidade de Tite conquistar o primeiro título no comando da Seleção.

Para obter sucesso nessa trajetória, o caminho mais fácil que o time deve ter no grupo A, com Venezuela e Peru como os outros adversários na busca pela vaga na segunda fase, pode ser uma boa notícia para o começo da equipe na competição.

Na estreia, nesta sexta, contra a Bolívia, Tite não confirmou a escalação, mas a única dúvida reside no meio-campo. O provável time deve ter Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís; Casemiro e Fernandinho (Allan); David Neres, Coutinho e Richarlison; Firmino.

Continua depois da publicidade

Os outros dois jogos do Brasil ocorrem nos dias 18 e 22 de junho, contra Venezuela e Peru (veja tabela abaixo). A final da Copa América 2019 ocorre no dia 7 de julho, no Maracanã.

Copa América 2019
Copa América 2019 (Foto: Arte/DC)

Acesse as últimas notícias do NSC Total