O Brasil assegurou no último fim de semana a participação em mais uma modalidade nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008. Três lutadores brasileiros conquistaram a medalha de ouro na Seletiva Olímpica Regional Pan-americana de Taekwondo, disputada em Cali, na Colômbia, e garantiram vaga em Pequim.
Continua depois da publicidade
O primeiro a assegurar presença no torneio de taekwondo dos Jogos foi Márcio Wenceslau, que foi campeão no sábado da categoria até 58 quilos. No domingo, as duas representantes brasileiras na competição feminina também brilharam e subiram ao topo do pódio. Natália Falavigna venceu na categoria até 67 quilos e a gaúcha Débora Nunes, patrocinada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), foi a campeã na disputa até 57 quilos.
Vice-campeões do Pan Rio 2007, Márcio Wenceslau e Natália Falavigna vão disputar os Jogos Olímpicos pela segunda vez. Em Atenas, a brasileira venceu três lutas e ficou em quarto lugar. Wenceslau perdeu o combate de estréia e foi eliminado. Débora Nunes, 24 anos, vai representar o país nos Jogos pela primeira vez.
O Brasil já tem 146 atletas de 18 modalidades garantidos em Pequim. Além do taekwondo, o país tem representantes no ciclismo estrada, futebol (masculino), ginástica artística, ginástica rítmica, handebol (masculino e feminino), hipismo (adestramento, CCE e saltos), judô, natação, saltos ornamentais (masculino), pentatlo moderno (feminino), remo, tiro com arco, tiro esportivo, vela e vôlei (masculino e feminino), segundo informações da assessoria de imprensa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Continua depois da publicidade