O Brasil conquistou neste sábado, dia 6, o título de campeão da 4ª Copa América de Futsal B1 para cegos ao vencer o Paraguai nos pênaltis na final, disputada em Bogotá, na Colômbia. Com o resultado, a seleção garantiu vaga para a disputa da Paraolímpiada de Atenas/2004, quando a modalidade estréia na competição.

Continua depois da publicidade

A Argentina ficou com o bronze ao vencer a Colômbia na decisão do terceiro lugar. Os argentinos também já estão classificados para os Jogos Paraolímpicos por terem sido campeões no Mundial realizado no Rio no ano passado.

Bicampeão mundial, o Brasil venceu pela terceira vez a Copa América em quatro edições do torneio já realizadas – a seleção havia sido campeã em 1997, no Paraguai, e em 2001, em Paulínia. No torneio de 1999, em Buenos Aires, o título ficou com a Argentina.

O futsal para cegos tem as mesmas regras do futsal convencional, com algumas adaptações. A principal delas é a bola, que possui um guizo para orientação para os atletas. Nos limites das laterais da quadra, uma banda lateral dá aos jogadores a noção do espaço. Os times também utilizam um chamador, posicionado atrás do gol, que orienta os atletas quanto ao lado para o qual a bola deve ser chutada.

Continua depois da publicidade